O Carrefour reportou sua prévia de vendas hoje (23/abril). As vendas totais do grupo totalizaram R$ 27,8b (+2,5% a/a; +2,1% vs. Est. Genial).
No geral, os números vieram em linha com nossas expectativas, refletindo (i) uma dinâmica sequencialmente mais favorável para a vertical de Cash-and-Carry dado a retomada da inflação alimentar, (ii) um Varejo pressionado pela revisão do portfólio de lojas e (iii) o Sam’s Club sendo destaque de crescimento.
Atacadão
O Atacadão atingiu um faturamento bruto de R$19,3b (+6,6% a/a), em linha com nossas expectativas (+1,2% vs. Est. Genial). O desempenho do trimestre foi impulsionado pela expansão da área de vendas, com abertura de +20 lojas de Cash-and-Carry nos últimos 12M.
Como antecipamos em nossa prévia de resultados, a retomada de um cenário de inflação alimentar permitiu uma recuperação sequencial do crescimento de vendas na visão ‘Mesmas Lojas’ (+1,8% a/a) – reportado em zona positiva pela primeira vez em três trimestres.
Varejo
As vendas do segmento de Varejo foram impactadas pela revisão do portfólio de lojas, com 25 lojas de Varejo convertidas a Atacadão e 140 lojas fechadas nos últimos 12M.
Frente a uma redução de -24% a/a da área de área de vendas da vertical, o faturamento (exc. gasolina) apresentou uma redução de -12,1% a/a, totalizando R$ 6,0b (+5,4% vs. Est. Genial). Com volumes ainda pressionados, o Same Store Sales (SSS) foi de -1,4% a/a.
Sam’s Club
Conforme nossas expectativas, o Sam’s Club foi o destaque em termos de crescimento. A vertical de clube do Carrefour apresentou um crescimento de vendas de 21,5% a/a – impulsionado por um crescimento de membros ativos de 33,5% a/a. O faturamento totalizou R$ 1,6b (+21,5% a/a; +4,2% vs. Est. Genial), com um Same Store Sales (SSS) de 6,9% a/a).
Banco Carrefour
O Banco Carrefour reportou um faturamento de R$ 15,9b (+15,6% a/a), impulsionado pelo crescimento do faturamento do cartão Atacadão (+20,1% a/a), do cartão Carrefour (+8,4% a/a) e pela maturação da operação do cartão Sam’s Club (+192,6% a/a). A carteira de crédito segue em trajetória de robusto crescimento, atingindo a marca de R$ 25b (+22,3% a/a) – a medida em que a companhia segue captando novos clientes nas lojas recentemente convertidas.
Figura 1: Estimativas Genial para Carrefour vs. Consolidado 1T24 (IFRS 16; R$ milhões).