A Direcional divulgou sua prévia operacional com bons números no trimestre para fechar o ano de 2021 com resultados históricos. A companhia quase dobrou seus lançamentos, atingindo VGV de R$ 2,7b no ano, aumento de 75,4% comparado a 2020. Suas vendas tiveram um salto grande, de 43,3%, atingindo R$ 2,0b em vendas no ano. Sem dúvidas o destaque este ano foi a Riva, que oferece produtos fora do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA) e bateu de frente em números com o produto tradicional da Direcional.
No trimestre, a companhia lançou R$ 634m, um valor 31,6% menor que no 3T21 principalmente devido à base de comparação atípica que foi o trimestre anterior. Já suas vendas tiveram aumento de 2,4%, chegando a R$ 538m vs R$ 525m no terceiro trimestre. A sua velocidade de vendas se manteve estável em 17% no trimestre, levando a uma VSO anual de 43% (+0.3p.p. a/a). A estabilidade na VSO da Direcional demonstra sua boa capacidade de vendas, mesmo com maior volume de lançamentos.
A Direcional ampliou seu landbank em R$ 1,7b, atingindo um potencial para lançar um VGV de R$ 25b, capaz de satisfazer o seu volume de lançamentos por surpreendentes 8 anos, no ritmo atual. O custo para aquisição destes terrenos está em linha com os preços praticados no mercado, de ~12% do VGV potencial do terreno. O destaque para as aquisições é o baixo desembolso de caixa, na ordem de R$ 30-40m, devido aos acordos que contam com um pagamento médio de 83% via permuta. Nesta forma de pagamento, a companhia paga ao terrenista um percentual das vendas das unidades, reduzindo assim o impacto no caixa.
Mesmo com uma compra significativa de terrenos, a Direcional apresentou uma geração de caixa no trimestre de R$ 18m. Atribuímos parte da geração à venda da sua carteira de recebíveis, no qual a companhia recebeu ~R$ 101m como presente de natal, nos últimos dias do ano. No ano, a companhia queimou “apenas” R$ 19m em caixa apesar da forte pressão inflacionária nos custos dos insumos de construção.
Riva
A subsidiária Riva teve um ano de forte crescimento, compondo boa parte dos bons resultados da Direcional. A empresa atua no atua em um segmento diferente do que a Direcional estava acostumada, fora do PCVA, com unidades de valores mais altos para um público com renda mensal maior do que R$ 7k.
A Riva mostrou este ano que uma excelente capacidade de vendas devido à boa absorção do produto pelo seu público alvo. A estratégia de buscar um mercado que fosse capaz de absorver um repasse da inflação dos materiais foi extremamente efetiva e garantiu excelentes margens operacionais para a Direcional sem sacrificar velocidade de vendas.