Viveo

    Ações > Saúde > Viveo > Relatório > Viveo (VVEO3) | Prévia 1T24: Mudança de recomendação!

    Publicado em 08 de Maio às 18:10:52

    Viveo (VVEO3) | Prévia 1T24: Mudança de recomendação!

    A Viveo reportará seus demonstrativos contábeis do 1T24 nessa quinta-feira (09/05), e nossas expectativas são negativas. O primeiro trimestre do ano sempre carrega uma sazonalidade para a companhia, devido à preparação do estoque para o reajuste do preço de medicamentos pela CMED que acontece a partir de abril. Assim, geralmente observamos uma maior queima de caixa no primeiro trimestre, o que acontecerá novamente esse ano.

    Além de uma expectativa de queima de caixa para o primeiro trimestre, esperamos também uma compressão de margem bruta da companhia. O negócio de distribuição de medicamentos, é muito intensivo em caixa, mas o indicador de margem bruta também é importante e representa a eficiência operacional. Nesse sentido, a Viveo passa por um momento de mudanças internas de renovação e readaptação de seus Centros de Distribuição e melhoramento de processos. Com isso, ainda observaremos efeitos dessas questões internas na margem bruta.

    Outro ponto de atenção que colocamos para o resultado do 1T24 é o crescimento da receita líquida da companhia. Como líder no mercado de distribuições de medicamentos, a Viveo desfrutou de crescimento de receita líquida na casa dos 10% – 15% nos últimos anos. Com a competição no setor, além das questões de rentabilidade e geração de caixa, a companhia agora está revisando contratos que não eram tão vantajosos para ela, e sendo mais cautelosa na proposta de crescimento da receita líquida ao longo do ano de 2024.

    Mudança de recomendação: de olho no 2S24

    Com as atualizações sobre a estratégia, revisamos nossas projeções de crescimento para a companhia para 2024 e para o futuro, o que levou a uma mudança na recomendação de COMPRAR para MANTER com preço-alvo de R$ 8,00. A Viveo está em momento de ajustes operacionais e processuais dentro da companhia. Esperamos que os resultados se recuperem depois do primeiro semestre,, mas ainda estamos cautelosos com a capacidade de geração de caixa para o acionista. Com isso, estamos mudando nossa recomendação de COMPRAR para MANTER com preço-alvo de R$ 8,00.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir