Dados de Frequência Diária
Agenda da Semana
Frequência Mensal – Indústria
Indústria: De acordo com a sondagem industrial da CNI, a produção industrial avançou ao mesmo tempo em que o emprego no setor se manteve estável. Embora o resultado represente um avanço em relação aos meses anteriores, tal movimento foi menos intenso do que o observado em anos anteriores. Por fim, as expectativas dos empresários industriais para a compra de matérias primas, exportações e investimentos manteve-se em patamares positivos. Por outro lado, as expectativas a respeito da demanda e do número de empregados no setor apresentaram retração na passagem para setembro, apesar disso, também permanecem em terreno positivo, acima da linha divisória de 50 pontos.
Setor de Serviços
Serviços: Não houve divulgações.
Setor de Varejo
Varejo: Não houve divulgações.
Demais Indicadores
Demais Indicadores: Em julho, o IBC-Br apresentou alta de 0,44% m/m, acima das expectativas de 0,35% m/m, acumulando alta de 3,12% no ano. Ademais, ocorreram revisões em ambas as direções para os dados dos meses anteriores. Na média móvel trimestral, usada para captar tendências, o IBC-Br apresentou estabilidade em relação ao trimestre móvel encerrado em julho, ante queda de 0,6% observada no mês anterior. De maneira geral, embora os alguns indicadores setoriais tenham apresentado resultado positivo no mês, o índice de atividade do Banco Central corrobora o nosso cenário de desaceleração a partir do segundo semestre. Nesse sentido, esperamos que o cenário macroeconômico adverso, marcado pela deterioração dos indicadores de crédito e pela elevada inadimplência das famílias, deve dar continuidade ao processo de arrefecimento da demanda agregada.
Além disso, o índice de Confiança do Consumidor apresentou alta de 5,3% na comparação mensal, atingindo os 131 pontos. Para os próximos 3 meses, houve um aumento para 12%, ante 10,6% em julho, com destaque para consumo/compras e pagamento de dívidas/contas. Vale destacar que a finalidade do ICC é identificar o “humor” dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. Nesse sentido, quanto o índice está acima de 100, pode-se interpretar que as perspectivas dos consumidores são positivas.
Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho: Nesta semana, teremos a divulgação tanto da PNAD quanto do Caged, para os quais esperamos 7,7% de taxa de desemprego e 169,2 mil novas vagas criadas.