Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Mercado de trabalho deve registrar expansão no mês de agosto

Publicado em 26 de Setembro às 10:03:01

Monitor de Atividade: Mercado de trabalho deve registrar expansão no mês de agosto

Pandemia e Vacinação

Na última semana, o total de doses aplicadas alcançou o patamar de 466,9 milhões, ante 466,4 milhões em nossa leitura anterior, de modo que o percentual da população vacinada com pelo menos uma dose avançou 0,1 p.p., chegando a 85,7%. Ademais, o percentual da população com esquema vacinal completo permaneceu em 81,3% da população. No que diz respeito ao percentual da população que recebeu a dose de reforço, houve avanço de 0,2 p.p., alcançando o patamar de 56,1% da população brasileira.

O Brasil registrou neste sábado 21 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 685.837 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 61. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -5%, indicando tendência de estabilidade pelo terceiro dia, após 20 dias consecutivos em queda. O indicador completou duas semanas abaixo da marca de 100, o que não ocorria desde abril de 2020. No que tange aos novos casos, o país registrou 6.834 diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.673.221 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 6.590. A variação foi de -19% em relação a duas semanas atrás. O Brasil ocupa a 12ª posição do ranking mundial de mortes proporcionais pela covid-19, com 2.964 mortes pela doença a cada milhão de habitantes. A lista é liderada pelo Peru, que registra 6.201 mortes por milhão.

O presidente Joe Biden declarou o fim da pandemia nos Estados Unidos, mesmo que o número de americanos que morre por Covid continue a aumentar. Em entrevista ao programa 60 Minutes da rede CBS, transmitida no domingo (18/09), Biden disse que a situação está melhorando rapidamente, embora muito trabalho ainda precise ser feito para controlar o coronavírus. Em agosto, as autoridades dos EUA estenderam até 13 de outubro a emergência de saúde pública, que está em vigor desde janeiro de 2020. Até o momento, mais de um milhão de americanos morreram por causa da covid-19. Dados da Universidade Johns Hopkins apontam que, atualmente, a média móvel diária de mortes nos Estados Unidos é superior a 400, com mais de 3 mil óbitos registrados apenas na semana passada. Cerca de 65% da população total dos EUA é considerada totalmente vacinada.

Hong Kong anunciou, nesta sexta-feira, que encerrará a quarentena obrigatória em hotéis para estrangeiros que chegarem à região. Com a decisão, chega ao fim uma das restrições de viagem contra a Covid-19 mais duras do mundo, que afetaram a economia e mantiveram o centro financeiro chinês isolado internacionalmente. A medida, há muito tempo esperada, deve trazer alívio a moradores e empresas, que pedem para que a China se junte ao resto do mundo e retome as viagens sem impedimentos. Nos últimos dois anos e meio, Hong Kong aderiu a uma versão das rígidas regras de Covid zero implementadas no restante da China. Com isso, viu se profundar a fuga de cérebros, à medida que os centros de negócios rivais reabriram. O anúncio deixa a China continental como a única grande economia que ainda impõe uma longa quarentena para viajantes internacionais.

A China construiu um enorme centro de isolamento contra a covid-19 composto por fileiras e mais fileiras de prédios temporários em uma enorme região no sul do país. A medida segue o receio das autoridades que continuam tratando o vírus como uma ameaça que precisa ser eliminada. Imagens de drones compartilhadas no Douyin, serviço chinês análogo ao TikTok, mostram dezenas do que parecem ser estruturas pré-fabricadas semelhantes a contêineres alinhados em uma clareira cercada por floresta. Vários usuários da rede social disseram que o vídeo mostrava uma instalação de quarentena da covid na cidade de Guangan, Sichuan. Sob a política de “covid zero” do país, todos os infectados com o vírus e todos os seus contatos próximos devem entrar em instalações de isolamento centraizado por pelo menos uma semana. As províncias foram instruídas em março a construir dois ou três dos chamados hospitais improvisados como forma de anular a transmissão na comunidade.

Agenda da Semana

Frequência Mensal – Indústria

Indústria: Não houve divulgações na última semana.

Setor de Serviços

Serviços: Não houve divulgações na última semana.

Setor de Varejo

Varejo: Não houve divulgações na última semana.

Demais Indicadores

Demais Indicadores: Não houve divulgações na última semana.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Na próxima semana, teremos a divulgação dos dados da PNAD Contínua e de criação de vagas de emprego formal (Caged) referentes ao mês de agosto. Nesse sentido, diante da continuidade da trajetória de expansão da economia brasileira durante o mês de julho, sobretudo da forte expansão do setor de serviços, nossas projeções apontam para avanço dos indicadores do mercado de trabalho. A taxa de desocupação deve recuar para 8,9% no trimestre encerrado em agosto, o menor nível registrado desde agosto de 2015, beneficiado pelas políticas de estímulo à demanda e do avanço dos setores mais ligados ao consumo das famílias. Além disso, o Caged deve continuar registrando um forte ritmo de criação de vagas de emprego formal (acima de 200 mil) no mês, visto que nossas projeções apontam para um saldo líquido de 256 mil postos de trabalho criados.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir