Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade (27/06): Mercado de trabalho deve se manter na trajetória de recuperação em maio

Publicado em 27 de Junho às 09:21:02

Monitor de Atividade (27/06): Mercado de trabalho deve se manter na trajetória de recuperação em maio

Pandemia e Vacinação

Na última semana, o total de doses aplicadas alcançou o patamar de 446,3 milhões, ante 444,4 milhões em nossa leitura anterior, de modo que o percentual da população vacinada com pelo menos uma dose permaneceu no patamar de 84,6% da população total brasileira. Ademais, o percentual da população com esquema vacinal completo alcançou o patamar de 79,6% da população, aumento de 0,1 p.p. em relação à semana anterior. No que diz respeito ao percentual da população que recebeu a dose de reforço, houve avanço de 0,9 p.p., alcançando o patamar de 49,0% da população brasileira.

A nova edição do boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no dia 21, aponta que os casos de Covid-19 já correspondem a 71,2% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil nas últimas quatro semanas. A curva nacional de SRAG mantém sinal de elevação nas tendências de longo (últimas seis semanas), mas aponta para queda no curto prazo (últimas três semanas). A média móvel de novos casos em sete dias apresenta aumento de 28,8% em relação aos últimos quatorze dias, e o indicador para óbitos teve aumento de 34,85%.

Nessa semana o país ultrapassou a marca de 670 mil vítimas fatais da Covid-19, apresentando no dia 25 média móvel de 194 óbitos, a maior desde 4 de abril. Além disso, a linhagem BA.2 da variante ômicron respondeu por 63,3% das amostras do coronavírus sequenciadas entre 3 e 16 de junho no Brasil, de acordo com boletim da Rede Genômica Fiocruz, se caracterizando com a variante dominante.

Autoridades de Nova York mudaram o nível de preocupação em relação à Covid-19 de alto para médio nessa última semana, um indicativo da melhora dos indicadores na cidade depois de mais de um mês do início da última onda de contágios. Além de recomendar medidas de proteção, como máscaras, ao reforço da vacinação e ampliação para crianças estão ajudando no controle dos casos. Também nessa semana, os Estados Unidos se tornaram o primeiro país do mundo a vacinar contra a Covid bebês a partir dos seis meses. A média móvel de novos casos nos últimos sete dias teve queda de 2,41% nos últimos 14 dias.

Na China, mais uma vez, restrições de combate ao contágio serão relaxadas em Xangai a partir dessa semana, após o primeiro boletim sem registros de novos casos pela primeira vez desde março. As medidas de mitigação ocorrem quando a China relatou apenas 22 novas infecções em todo o país na terça-feira, o menor número de casos diários em mais de quatro meses. Pequim também começa a relaxar algumas medidas, como a volta do funcionamento das escolas, ao passo que há uma desaceleração das taxas de contágio. O país continua promovendo testagem em massa em diversas regiões, como forma de rastrear e controlar os casos.

O número de novos casos registrou aumento no sudeste asiático, Oriente Médio e Europa na última semana, enquanto a média de mortes caiu 16% no mundo, de acordo com a OMS. Os casos subiram 6% na Europa e 45% no sudeste asiático e Oriente Médio. Especialistas ingleses estão em estágio de alerta com os indicadores do país, após a suspensão das medidas restritivas restantes. Na última semana, o Reino Unido registrou um aumento de 43% em novas infecções.

Agenda da Semana

Frequência Mensal – Indústria

Indústria: Não houve divulgações na última semana.

Setor de Serviços

Serviços:  Não houve divulgações na última semana.

Setor de Varejo

Varejo: Não houve divulgações na última semana.

Demais Indicadores

Demais Indicadores: Na última semana foram divulgados os dados da Confiança do Consumidor da FGV referentes ao mês de junho. Nesse sentido, o indicador apontou para recuperação da queda observada no mês anterior (-3,9% m/m) ao avançar 4,6% na margem. A melhora da confiança reflete os pacotes de incentivo à demanda (Antecipação do décimo terceiro salário de aposentados e saque extraordinário do FGTS), entretanto, entre os consumidores de baixa renda as perspectivas seguem piorando, em linha com o ciclo de alta de juros e ambiente de elevada inflação. Por sua vez, os consumidores de renda mais elevada, percebem uma melhora da situação financeira e pelo segundo mês tem elevado suas intenções de compra. Nossa avaliação que esta melhora reflete o fim da bandeira de crise hídrica que têm sido responsável por aumentar a renda disponível para consumo das famílias. Além disso, a significativa melhora dos indicadores do mercado de trabalho contribuem para esta avaliação.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Na próxima semana, teremos a divulgação dos dados da taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua do IBGE e da criação de vagas de emprego formal (Caged) referentes ao mês de maio. Nesse contexto, em linha com a recuperação do setor de serviços, beneficiado pelo processo de normalização com o fim da pandemia e das surpresas positivas nos indicadores setoriais do varejo, projetamos uma taxa de desemprego em 10,1%, mantendo a trajetória de queda observada nos últimos meses. Já para o Caged, projetamos a criação de 179,6 mil vagas de emprego formal, também em linha com o bom desempenho dos setores do varejo e de serviços nos últimos meses.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir