Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Todos os setores devem ter apresentado expansão em setembro

Publicado em 11 de Novembro às 08:58:52

Monitor de Atividade: Todos os setores devem ter apresentado expansão em setembro

Indústria: Não houve divulgações na última semana.

Serviços: Na última semana, tivemos a divulgação do índice de confiança empresarial da FGV referente ao mês de outubro. Nesse sentido, o indicador registrou expansão de 0,7% m/m, revertendo a queda de mesma magnitude observada em setembro, atingindo o patamar de 98,1 pontos e retorna para o patamar mais elevado desde set/22 (99,5 pontos).  O desempenho no mês reflete a combinação entre as altas de 0,5% m/m do índice da situação atual e de 1,0% m/m do índice de expectativas, sugerindo que, apesar da política monetária contracionista, a robustez da economia, sobretudo a resiliência do mercado de trabalho, segue contribuindo para perspectivas ainda positivas para a demanda futura. Na próxima semana, teremos a divulgação da pesquisa mensal de serviços do IBGE referente ao mês de setembro. Nesse sentido, embora os indicadores antecedentes tenham desacelerado na passagem de agosto para setembro, avaliamos que o bom desempenho do mercado de trabalho deve atuar como principal driver de crescimento do setor no mês, que reverterá parcialmente o recuo observado no mês anterior ao registrar expansão de 0,3% m/m.

Varejo: Na última semana, tivemos a divulgação do indicador de vendas nos supermercados da ABRAS referente ao mês de setembro. Nesse sentido, foi registrada uma forte alta de 4,3% m/m na margem, mais do que compensado o recuo de 2,3% m/m registrados em agosto e atingiu o nível mais elevado já registrado na série histórica, sinalizando que o bom desempenho do mercado de trabalho nos últimos meses tem contribuído para sustentar a trajetória de expansão do segmento no mesmo período. Na próxima semana, teremos a divulgação da pesquisa mensal do comércio do IBGE referente ao mês de setembro. Nesse sentido, em função do bom desempenho dos indicadores antecedentes no mês, sobretudo das vendas nos supermercados e no emplacamento de veículos, e da continuidade da trajetória de expansão do mercado de trabalho, projetamos que o varejo registrou altas de 1,3% m/m em setembro no conceito restrito e de 2,7% m/m no conceito ampliado.

Demais Indicadores: Na próxima semana, teremos a divulgação do índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) referente ao mês de setembro. Nesse sentido, diante da expectativa de que todos os principais setores de economia tenham registrado altas em setembro, esperamos que o índice tenha apresentado alta de 0,3% m/m na passagem de agosto para setembro, corroborando nossa expectativa de que o PIB tenha avançado 0,4% t/t no terceiro trimestre do ano.

Mercado de Trabalho: Não houve divulgações na última semana.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir