Ações

Publicado em 01 de Agosto às 15:16:46

Sabesp (SBSP3) | Aprovado modelo de privatização

Foi aprovado nessa tarde o projeto de privatização da Sabesp, pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimento do Governo de São Paulo. O próximo passo, será a aprovação pelo órgão regulador (Alesp), com prazo até o fim do ano. Segundo expectativas do governo, a venda poderia ser concluída no primeiro semestre de 2024.

A notícia é positiva para o case da empresa. Ainda que seja um pontapé inicial, é o primeiro passo efetivo de peso realizado em direção a privatização da companhia

O modelo preferido pelo Governador Tarcísio de Freitas, que foi aprovado, foi o Follow-on com acionista de referência. A ideia é a realização de uma oferta publica primária e secundária de ações, semelhante ao modelo adotado no caso da Eletrobras, com a diferença que a Sabesp manteria teria acionistas de referência, inclusive o governo de SP mantendo posição relevante. A vantagem dessa diferença é evitar o questionamento que se faz sobre a Eletrobras, onde o governo possui 45% das ações, mas vota como 10%. Será ainda discutido a possibilidade de o estado possuir uma “golden share” com poder de veto para algumas decisões.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações