Economia

Publicado em 13 de Julho às 19:22:48

Aumento dos juros nos EUA perto do fim

Após um Índice de Preços ao Consumidor (CPI) divulgado na terça-feira com desaceleração significativa tanto do índice cheio quanto do núcleo de inflação, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) da economia americana divulgado ontem apresentou comportamento misto. Ao mesmo tempo em que o índice cheio veio abaixo do esperado, 0,1% contra expectativas de 0,4%, o núcleo do índice apresentou variação um pouco acima do esperado, 2,6% quando as expectativas eram de 2,5% em termos anuais.

Ao mesmo tempo, o número de pedidos de auxílio desemprego, um indicador do grau de aperto do mercado de trabalho, mostrou queda de 12 mil pedidos, sugerindo que o mercado de trabalho continua apertado.

Diante deste comportamento misto do índice de preços ao produtor, os investidores continuam antecipando mais um aumento da taxa básica de juros pelo Federal Reserve na próxima reunião em julho, para entre 5,25% e 5,50%, encerrando este ciclo de aumentos da taxa de juros.

A taxa de inflação continua acima da meta de 2,0% ao ano, mas em desaceleração. Com isto, os investidores continuam antecipando mais um aumento da taxa de juros. Entretanto, começa a se consolidar a avaliação de que este é o último aumento neste ciclo. Entretanto, os dados do mercado de trabalho continuam sendo o fator decisivo neste processo.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações