Economia

Publicado em 19 de Julho às 18:02:37

Com fim da safra de soja, Monitor do PIB mostra forte queda em maio

A Fundação Getúlio Vargas divulgou ontem o Monitor do PIB de maio de 2023. Este indicador tem por objetivo antecipar o desempenho do PIB do Brasil calculado pelo IBGE.

Segundo este indicador, o PIB da economia brasileira mostrou forte contração, – 3,0%, no mês de maio em relação ao mês de abril. Este recuo reflete o excepcional crescimento do PIB do primeiro trimestre do ano, decorrente da colheita da safra de soja que é concentrada no primeiro trimestre do ano, o que elevou a base de comparação.

Além deste fator basicamente estatístico, outros indicadores também mostraram desaceleração da economia, um resultado da política monetária contracionista adotada pelo Banco Central para controlar a inflação. Tanto o setor industrial quanto o setor serviços apresentaram queda de – 0,1% no mês, o consumo de serviços desacelerou, com crescimento de 3,2% no mês, contra média mensal de crescimento de 7,0% em 2022, o que gerou desaceleração do consumo das famílias para 2,9% no trimestre móvel terminado em maio.

Na mesma linha de desaceleração do crescimento, a Formação Bruta de Capital Fixo caiu – 0,8% no trimestre móvel terminado em maio e o segmento de máquinas e equipamentos contraiu pelo quinto trimestre consecutivo. Apesar desta contração da Formação Bruta de Capital Fixo, a taxa de investimento em maio atingiu 18,9%, acima da taxa de investimento de 17,7% do primeiro trimestre de 2023, como resultado da queda do PIB e da menor contribuição do setor agropecuário para o crescimento.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações