Economia

Publicado em 24 de Março às 17:47:15

Copom sinaliza que fiz do ciclo de quedas da SELIC se aproxima

O Comitê de Política Monetária, o Copom, decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira (SELIC) em 0,5 pontos de porcentagem em sua reunião da quarta feira passada. Ao mesmo tempo, indicou que deverá adotar uma decisão similar na próxima reunião do Comitê, algo que já havia sido prometido na reunião anterior, quando o comunicado indicava nas próximas reuniões.

Esta mudança do comunicado contraria mais uma vez as declarações do Presidente e do Vice-Presidente da República, do Ministro da Fazenda e dos membros do Partido dos Trabalhadores que sugeriam que a redução da SELIC deveria ser acelerada e reafirma a autonomia do Banco Central.

Ao mesmo tempo, começa a sinalizar que o Comitê está olhando o fim do ciclo de quedas. Com a mudança, aumenta os graus de liberdade do Comitê no sentido de que não estendeu seu compromisso com uma determinada decisão, reduzir 0,5 p.p. Em outras palavras, devemos chegar a 10.25%. A partir daí, vai depender dos dados.

Esta decisão de trocar o plural pelo singular fortalece nossa expectativa de que o final do ciclo será com SELIC a 9,5% ao ano.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações