Economia

Publicado em 25 de Março às 18:49:11

Esperando a Ata, o IPCA-15, o PIB e o PCE

Após as decisões sobre taxas de juros nos Estados Unidos e no Brasil, a semana começou na expectativa da divulgação da Ata da reunião do Copom, do IPCA-15 e dos dados do mercado de trabalho (PNADC e CAGED) no Brasil e do PIB e do PCE nos Estados Unidos.

Em especial, os investidores estão atentos aos indicadores de inflação, o índice de preços dos gastos com consumo (PCE) nos Estados Unidos e o IPCA-15 no Brasil, que deverão ser os principais determinantes das próximas decisões dos respectivos bancos centrais. Em ambos os casos, a atenção dos investidores deverá se concentrar no comportamento da inflação de serviços, principalmente a inflação subjacente, e ao grau de aperto do mercado de trabalho.

No Brasil, a Ata da última reunião do Copom, deverá dar pistas quanto às razões pelas quais o comunicado que se seguiu à reunião foi mais duro que alguns analistas esperavam, principalmente a retirada do plural da expressão que indicava novas reduções da SELIC nas próximas reuniões, a ênfase no aumento da incerteza e na inflação subjacente, o que fez com que o comunicado fosse interpretado por estes analistas como mais duro que o esperado.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações