Economia

Publicado em 24 de Outubro às 21:46:28

Fraqueza dos Índices de Gerentes de Compras (PMI) leva a desvalorização do euro

A divulgação do resultado preliminar dos Índices de Gerentes de Compras (PMI) do mês de outubro mostrou um quadro de fraqueza da economia europeia. Esse dado é relevante em ternos de mensuração do nível de atividade econômica porque se configura como um bom indicador antecedente, contendo informações relevantes sobre diferentes setores da economia, mais notadamente indústria e serviços.

Na Alemanha, maior economia da Zona do Euro, os PMIs vieram mistos. O PMI composto caiu para 45,8. O PMI de serviços, por sua vez, recuou para 48,0 enquanto a expectativa era que este fosse de 50,0 (patamar que não indica nem contração nem expansão da atividade econômica). Já o PMI industrial veio acima das expectativas de 40,0, se elevando para 40,7, mas ainda permaneceu muito abaixo do patamar de 50 pontos.

Na Zona do Euro o PMI composto caiu a 46,5, frustrando as expectativas de 47,4 e apontando para uma atividade econômica ruim não só no terceiro como também nesse início do quarto trimestre. O mesmo ocorreu com o PMI industrial, que despencou a 43,0, também decepcionando as previsões de 43,6. O PMI de serviços apresentou a mesma tendência baixista, recuando de 48,7 para 47,8, ante expectativa elevação para 48,9, atingindo o menor patamar em 32 meses.

No Reino Unido, por sua vez, as surpresas positivas foram generalizadas, com o PMI composto (48,6 ante expectativa de 48,2), o industrial (45,2 ante expectativa de 44,5) e o de serviços (49,2 ante expectativa de 48,9) todos superando as estimativas. Contudo, o fato de todos eles permanecerem abaixo de 50 ainda configura um sinal de fraqueza da atividade econômica.

Com esses resultados, além de já ser praticamente certo que o PIB da Zona do Euro irá registrar uma contração no 3º trimestre, o baixo carrego estatístico deixado pelos meses anteriores pode vir a comprometer também a atividade econômica do 4º trimestre, aumentando consideravelmente a chance de a Zona do Euro voltar para um quadro de recessão técnica (quando há contração da atividade econômica por dois trimestres consecutivos).

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações