Economia

Publicado em 01 de Abril às 17:33:19

Mau humor marca início do segundo trimestre nos mercados

Os mercados financeiros começaram a semana de mau humor, no Brasil e no exterior: Dólar e juros em alta e preços das ações em queda. Em parte, este comportamento ainda é uma reação às declarações do Presidente do Federal Reserve, o banco central americano, no feriado da última sexta feira, segunda as quais, o Fed deverá esperar até que esteja certo de que a inflação irá convergir para a meta antes de iniciar o processo de queda dos juros. O que foi considerado “hawkish” por investidores.

Entretanto, outros fatores também foram importantes para o comportamento negativo do mercado. O fato de que os PMIs dos Estados Unidos, índice que indica o comportamento futuro da economia terem mostrado um desempenho forte, acima de cinquenta que indica crescimento no futuro, gerou preocupações quanto ao início da queda dos juros no país.

No Brasil, além do mau humor nos Estados Unidos, a possibilidade de que o início da queda de juros naquele país seja adiada para depois de junho, declarações do Ministro das Minas e Energia criticando os ”lucros exorbitantes” da Petrobras, que o processo de privatização no setor elétrico do país foi um erro e ruim para o Brasil e que o governo poderá até mesmo reestatizar a ENEL, empresa de energia elétrica de São Paulo, além do aumento na percepção do risco fiscal, foram alguns dos fatores determinantes do comportamento dos mercados financeiros.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações