Economia

Publicado em 10 de Março às 17:55:12

O que aconteceu com a Petrobras

Em menos de uma hora, a Petrobras perdeu mais de R$ 55 bilhões em valor de mercado na sexta feira passada. A causa deste desastre foi a decisão da empresa de não pagar dividendos extraordinários no quarto trimestre de 2023. O anúncio pegou os investidores desprevenidos e gerou forte fuga de recursos das ações não apenas da empresa, mas da bolsa de valores do Brasil. A consequência foi desvalorização das ações da Petrobras e queda do Ibovespa em quase 1% no dia.

 Ao decidir não pagar dividendos extraordinários aos acionistas, os investidores interpretaram a decisão como sinalizando que a Petrobras deverá utilizar os recursos não distribuídos para financiar a volta de uma política de reestatização e construção de refinarias, investimento em fábricas de fertilizantes, investimento na construção de plataformas, investimentos em tecnologia verde, etc. A volta de uma política que foi adotada no segundo mandato do Presidente Lula e que foi o grande foco de corrupção que originou a lava jato.

A nova lei das estatais, aprovada no governo do Presidente Michel Temer, obriga que os recursos sejam utilizados para pagar dividendos e o Presidente da companhia declarou que o dinheiro será, no final, utilizado para pagar dividendos. A questão é que existe um movimento dentro do governo para mudar a lei das estatais.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações