Economia

Publicado em 08 de Agosto às 16:50:13

Ponto fora da curva?

Os dados divulgados ontem sobre a economia americana dão suporte à afirmação de que os dados do mercado de trabalho divulgados na última sexta feira que geraram forte reação negativa por parte dos investidores, é um ponto fora da curva e não o início de uma tendência que levaria a uma recessão.

Após a divulgação de índices PMIs e ISMs acima de cinquenta, que indica crescimento no futuro, o número de pedidos de seguro desemprego mostrou redução de – 17 mil pedidos no mês de julho em relação a junho. No total, o número de pedidos de seguro desemprego atingiu 233 mil pedidos, quando as expectativas apontavam para 240 mil.

Além do dado positivo do número de pedidos de seguro desemprego, os estoques no atacado cresceram 0,2% em junho, abaixo da expectativas de crescimento de 0,3% no mês, indicando que a economia continua resiliente.

Estes números obviamente não descartam uma possível recessão nos Estados Unidos, mas vão na direção contrária a esta hipótese, o que sugere que o dado de sexta feira pode ter sido um ponto fora da curva e não o início de uma tendência. E que o cenário mais provável para a economia americana continua sendo um pouso suave.

Com isto, os preços dos ativos voltaram aos níveis anteriores à divulgação dos dados do mercado de trabalho e aumentou a probabilidade de um corte de juros de 0,25 pontos de porcentagem na próxima reunião do Fomc em setembro.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações