Economia

Publicado em 27 de Agosto às 20:47:10

Sem novidades no discurso de Powell em Jackson Hole mantém volatilidade dos mercados

Semana com poucas mudanças no cenário interno e internacional. No cenário interno, o principal indicador divulgado foi o IPCA-15 do mês de agosto, que veio um pouco acima das expectativas dos analistas, mas com uma composição relativamente positiva. O índice cheio apresentou variação de 0,28% no mês, com o índice de difusão acelerando para 50,95% (47,95% no mês de julho) e a média dos núcleos atingiu 0,34%, contra 0,09% no mês de julho. Entretanto, a inflação de serviços desacelerou para 0,13%, contra 0,36% em julho, e os serviços adjacentes mostraram variação de 0,27%, também desacelerando de 0,35% no mês de julho.

Em visita a Brasília, conversamos com membros do governo e deputados do Partido dos Trabalhadores (PT). A avaliação dos interlocutores no Executivo é que o cenário é bastante positivo. Especiamente na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Na SRI, a avaliação é que, caso não consiga atingir a meta de superavit zero em 2024, o governo irá fazer contingenciamento de despesas e não irá mudar a meta.

Nas conversas com os deputados, a avaliação é que houve um aumento importante do poder do Legislativo, em relação ao Executivo, tornando o processo de negociação entre os dois poderes mais “equilibrado”, o que dificulta a aprovação de projetos essenciais para a pauta do PT.

A percepção é que o Presidente Lula está “empurrando a reforma ministerial com a barriga” para tentar retomar parte do poder do Legislativo, ao mesmo tempo em que o Presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira, tenta aumentar o poder ministerial do Congresso. Como os temas mais importantes para o governo já foram aprovados, a avaliação é que a reforma ainda pode demorar a ser implementada e que novos projetos poderão ter dificuldade de aprovação.

No cenário internacional, o discurso do Presidente do Federal Reserve no simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell, não trouxe surpresas. Segundo o dirigente as decisões do Comitê de Mercado Aberto do Fed (Fomc) vai depender dos dados, o que manteve as incertezas quanto à evolução da política monetária nos Estados Unidos e gerou volatilidade nos preços dos ativos.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações