Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: IRB (IRBR3), BB Seguridade (BBSE3), Transmissão Paulista (TRPL4), Petrobras (PETR4) e Brasil Agro (AGRO3).
Expresso Brasil e Mundo
Ibovespa: O Ibovespa encerrou a sexta-feira em baixa de -0,25%, alcançando os 118,0k. Na última sessão, o principal índice da bolsa brasileira foi influenciado pela queda nos papéis de Petrobras (PETR3/PETR4) -5.13%/-4,83%, após a companhia anunciar mais uma redução nos preços dos combustíveis.
Juros futuros: Juros locais encerraram a sexta-feira em forte queda após a decisão do CMN de manter a meta de inflação para 2024 e 2025 em 3%, com intervalo de flutuação de +/- 1,5%, e isto foi visto com bons olhos, uma vez que a sua função é acomodar possíveis choques inflacionários, o que reforça a sinalização de comprometimento com a estabilidade de preços.
Mundo: Os futuros dos índices de Nova York e as bolsas europeias iniciam o novo trimestre com uma leve alta, impulsionados pelo anúncio de vendas recordes pelos fabricantes de carros elétricos Tesla e BYD. Embora os bancos centrais tenham mantido sua retórica hawkish, sinais de uma desaceleração da inflação nos EUA impulsionaram grandes ganhos nas ações de tecnologia na última semana. Os investidores agora aguardam os dados de emprego nos EUA na sexta-feira, além da ata do FOMC na quarta-feira. No mercado de commodities, o petróleo está se dirigindo para a quarta alta diária consecutiva, após perdas no trimestre passado devido a receios de oferta robusta e demanda enfraquecida. Por outro lado, o minério de ferro está em queda devido ao aumento das preocupações com o setor imobiliário chinês.
Novos conteúdos
FIIs em Foco | Destaques da semana – 26/06/23
Petrobras (PETR4) | Redução no preço da gasolina
BrasilAgro (AGRO3) | Venda da Fazenda Jatobá
Destaques Febraban Tech – Terceiro dia
Transmissão | Agressivo como esperávamos!
PNAD (mai/23): Desemprego de 8,3% supera estimativas do mercado de 8,2%
Resultado Fiscal (maio/23): Setor público consolidado surpreende com déficit de R$ 50,2 bilhões
PCE (mai/23): Gastos com consumo pessoal crescem abaixo do esperado
De olho na economia
Os dados do CAGED e da PNADC divulgados na semana passada mostram um mercado de trabalho ainda forte, com aumentos significativos na geração de postos de trabalho na economia brasileira, ainda que em processo de desaceleração. Segundo o CAGED, foram gerados 155.270 postos de trabalho formais no país no mês de maio. A expectativa dos analistas era de geração de 188.682 postos de trabalho… Saiba mais.
Ações
IRBR3 – Mudança no conselho
O IRB anunciou que a União Federal (golden share) indicou o ex-ministro de Estado, Maurício Quintella Malta Lessa, para ocupar o cargo de presidente do conselho de administração, atualmente ocupado por Antônio Cássio. A eleição de Maurício deverá passar pela aprovação regulatória da SUSEP e posteriormente em Assembleia Geral. (IRB e Genial)
Nossa visão: VENDER.
BBSE3 – Distribuição de proventos
A companhia divulgou que aprovou o pagamento de R$ 3,21b de dividendos a serem distribuídos referente ao 1º semestre do ano. Os valores pagos por ação e a data de distribuição serão divulgados após os resultados do 2T23.
Nossa visão: COMPRAR. Estimamos um dividend yield atrativo de aproximadamente 5%, considerado o preço de fechamento do dia 30/07.
TRPL4 – Grande apetite!
Nessa última sexta feita, ocorreu um novo leilão de transmissão. A empresa adquiriu dois lotes (7 e 9) com deságios de 40-50% em relação as RAPs ofertadas.
Nossa visão: COMPRAR. Apesar da agressividade nas ofertas, a empresa divulgou as premissas que pretende desenvolver tais lotes. De acordo com a empresa, pretende antecipar a entrada operacionais de tais linhas em até 24 meses e operar com margens EBITDA c. 90%. Ou seja, desde que a execução aconteça dessa forma, achamos que o resultado foi muito razoável.