Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 05 de Maio às 09:48:00

A pedra no sapato do Fed

  • Ibovespa

    102.174

    (0,37%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    29.122

    (0,11%)

    Mercado 24h

  • S&P 500

    4.083

    (0,56%)

    Futuro

  • Dólar

    4,98

    (-0,21%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    13.058

    (0,58%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    3,40

    (1,48%)

    Mercado 24h

Mercado digerindo o aumento de juros 

Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Bradesco (BBDC4), Via (VIIA3), Assaí (ASAI3), Petz (PETZ3), Ambev (ABEV3), Fleury (FLRY3), Americanas (AMER3), Itaú (ITUB4) e Tupy (TUPY3).

Expresso Bolsa

O Ibovespa fechou a quinta-feira em alta de +0,37%, alcançando os 102,1k. Na última sessão, o mercado refletiu a decisão do Copom de manter a taxa básica de juros brasileira em 13,75%. O dia foi marcado por alta volatilidade, com a taxa futura de juros caindo em resposta a manutenção da Selic. Os principais destaques de alta do índice foram: Ultrapar (UGPA3) +11,8%, Dexco (DXCO3) +7,28% e Pão de Açucar (PCAR3) +6,67%. Já as maiores baixas foram: Embraer (EMBR3) -9,71%, CSN (CSNA3) -6,22% e Carrefour (CRFB3) -4,86%.

Novos relatórios

Bradesco (BBDC4) | Resultado 1T23: Abaixo do seu potencial, mas em recuperação no seu aniversário de 80 anos

Via (VIIA3) | Resultado 1T23: O operacional está ‘redondo’, mas o financeiro não ajuda

Assaí (ASAI3) | Resultado 1T23: Os desafios da alavancagem

Petz (PETZ3) | Resultado 1T23: “Standalone” salvou a margem!

Ambev (ABEV3) | Resultado 1T23: melhor que o esperado!

Fleury (FLRY3) | Resultado 1T23: Novo normal!

O que aconteceu no mercado?

AMER3
Adiamento da divulgação do 1T23

A Americanas comunicou o adiamento da divulgação dos seus resultados relativos ao 1T23, que estava prevista para o dia 11/05. Segundo a companhia, a postergação ocorreu pela necessidade de conclusão da revisão interna e externa das demonstrações financeiras de exercícios já encerrados e dos efeitos das inconsistências contábeis anunciadas no início do ano. Assim, a Americanas pretende entregar demonstrações financeiras que reflitam de maneira adequada a posição patrimonial e financeira atual da empresa. A companhia não anunciou uma nova data para a divulgação. (Americanas e Genial)

ITUB4
Expansão no agronegócio

O Itaú BBA passa a deter 12,82% das ações da Orbia, após aprovação do Banco Central. A Orbia é um marketplace voltada a insumos e serviços direcionados ao setor agropecuário. A companhia apresentou R$ 2,4b de vendas em 2022 vs R$ 1b em 2021. (BroadCast e Genial)

Nossa Visão: Assim como outros bancos, o Itaú continua expandindo seus horizontes para o agronegócio com a intensão de aumentar a distribuição de seus produtos. O lançamento da Orbia Pag, que é responsável pela antecipação de recebíveis aos vendedores de insumos.

TUPY3
Novo contrato!

A Tupy firmou um novo contrato com a fabricante de caminhões MAN, voltado para o desenvolvimento exclusivo de cabeçotes utilizados em motores de caminhões movidos a hidrogênio. Tal motor atende as exigências Euro 7, que tem previsão de vigorar a partir de 2027.

Nossa visão: Achamos o fato positivo, dado que ele permitirá com que a Tupy continue atuando em um mercado extremamente relevante. Além disso, acreditamos que devido as metas de emissão de carbono estabelecidas pelos países europeus, o posicionamento da Tupy no que diz respeito a produção de autopeças voltadas para motores com baixa ou nenhuma emissão de gás carbônico deve fazer com que mais contratos como este sejam firmados.

BANCOS
O fim do DOC

A Febraban anunciou que os bancos deverão deixar de oferecer a modalidade de transferência DOC (Documento de Ordem de Crédito) até fev/24, já que perdeu espaço para formas mais rápidas e baratas de transferência como a TED e o PIX. Um levantamento feito pelo Banco Central apresentou que as transações via DOC somaram apenas 59 milhões de operações em 2022 vs 1,01b de transações realizadas via TED e 24b via PIX. (Febraban e Genial)

De olho na economia

Custo unitário do trabalho é pedra no sapato do Fed

Após a reunião de ontem do Comitê de mercado aberto (Fomc) do Banco Central americano (Fed) na qual os dirigentes da instituição decidiram aumentar a taxa básica de juros da economia em 0,25 pontos de porcentagem, para o intervalo entre 5,0% ao ano e 5,25% ao ano, o nível mais elevado desde a crise financeira de 2008, o Presidente do Fed, Jerome Powell, fez um pronunciamento que foi interpretado pelos investidores como indicando que o processo de aumento das taxas de juros nos Estados Unidos será ,pelo menos, interrompido por algum tempo, para ver quais os efeitos dos aumentos já realizados sobre a taxa de inflação. A menos que os dados indiquem a necessidade de manter por mais algum tempo os aumentos dos juros.

Os dados divulgados hoje sobre o mercado de trabalho na economia americana não foram muito positivos no sentido de apoiar esta possibilidade. A produtividade do trabalho nos Estados Unidos caiu – 2,7% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o quarto trimestre de 2022. Entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2022 a produtividade mostrou queda de – 0,9%. É o quinto resultado negativo consecutivo.

Com a queda da produtividade, o custo unitário do trabalho (CUT) aumentou 6,3% entre o primeiro trimestre de 2023 e o quarto trimestre de 2022 e 5,8% entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022. Ou seja, a combinação de queda de produtividade com um mercado de trabalho apertado, com expressivos aumentos de salários, gerou forte aumento do custo do trabalho, que deverá impactar a taxa de inflação no futuro e poderá inviabilizar o desejo do Fomc de interromper o aumento de juros já na próxima reunião.

Renda Fixa

Tom dovish do Fed e consequente fechamento das treasuries ainda repercutem nas curvas locais, que fecharam o dia em queda. No cenário local, sinais mistos em relação a economia preocupam o BC e levam o mercado a precificar um corte na taxa básica logo no início do 2º semestre deste ano.

Mais Sobre Renda Fixa

Cripto

Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.

Quero Acessar O Genial Analisa

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações