Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: TIM (TIMS3), setor bancário, de construção e de automóveis.
Expresso Bolsa
A bolsa encerrou a terça-feira em sua terceira queda consecutiva, desta vez de -0,68% e alcançou os 108,3k. Em meio a um dia de dados positivos do IPCA-15, que demonstrou deflação de –0,37% em setembro, o mercado ainda refletiu o mau-humor dos investidores externos e a expectativa para as eleições neste domingo. As maiores altas do índice no dia foram: Gerdau (GGBR4) +2,58%, BTG Pactual (BPAC11) +2,18% e Suzano (SUZB3) +2,04%. Já os destaques de baixa foram: Alpargatas (ALPA4) -4,84%, Positivo (-4,82%) e Dexco (DXCO3) -4,59%.
Novos relatórios
🛒 Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) | Atualização de top pick ações varejo e-commerce
Esse relatório traz a atualização de varejo e-commerce. Após as ações de AMER3, MGLU3 e VIIA3 caírem mais de 80% desde o seu preço máximo, em meados de 2020, resolvemos atualizar as teses de investimentos e fazer alterações nas recomendações para essas empresas. Estamos elegendo uma nova ação ao posto de “top pick”, a qual, segundo a nossa análise, tem potencial de alta de mais de 60% até final de 2023. Confira as nossas teses agora mesmo.
📅 Genial nas Eleições 2022 | Pesquisa Eleição Presidencial 28 DE SETEMBRO 2022
O que aconteceu no Mercado?
TIMS3
Anatel homologa nova oferta de MVNO
Como forma de remédio pela aquisição da Oi, a Anatel obrigou a TIM, Claro e Vivo a entrarem em acordo com operadoras pequenas, para conceder parte dos seus diretos de exploração de faixas de frequências, buscando aumentar a competitividade do mercado. As taxas de uso e instalação não parecem relevantes para impactar os resultados da empresa, mas a aprovação do acordo já garante que os ativos da Oi Móvel sejam integrados sem pendências para a TIM. (Portal Telesíntese e Genial)
BANCOS
Nem todos interessados no consignado Auxílio
O Ministério da Cidadania anunciou que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil terá a limitação de taxa em 3,5% ao mês, com limite de 24 parcelas mensais. Grande parte dos bancos, como Itaú, Bradesco e Santander escolheram por não disponibilizar essa linha de crédito. O Banco do Brasil observa essa linha com atenção, mas ainda não confirmou se a operação será viável. (Valor e Genial)
AUTOMÓVEIS
O fantasma das paralisações
A Honda anunciou que, devido à falta de semicondutores, terá que parar sua produção no Brasil pela segunda vez em menos de um mês. Com isso, a montadora totaliza 21 dias de paralização. O desabastecimento de chips segue sendo um dos maiores problemas para o setor automobilístico. Contudo, montadoras indicam que não esperam normalizações até meados de 2023. (Automotive Business e Genial)
CONSTRUÇÃO
INCC de setembro
O INCC-M de setembro veio mais leve este mês, apresentando aumento de 0,10% m/m ante 0,33% m/m em agosto. Nos últimos 12 meses o índice acumula alta de 10,89%. O maior responsável pela desaceleração do aumento do INCC é a queda nos preços dos materiais, principalmente metálicos. Por outro lado, os custos de mão-de-obra e serviços continuam sendo os maiores contribuintes para aumento do índice. (FGV e Genial)
BANCOS
Queda no crédito imobiliário
Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), houve uma queda na originação de financiamento imobiliário por recursos da poupança (-19,7% a/a e -5,7% m/m). Os principais bancos que fazem parte dessa instituição são o Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa. Iremos ficar de olho nesse movimento e em uma possível redução de pace nessa linha de crédito. (Valor e Genial)
De olho na economia
Mercado de trabalho deve definir próximos passos da política monetária no Brasil
O IPCA-15 de setembro apresentou deflação de – 0,37% no mês de setembro, abaixo da mediana das expectativas dos analistas, que indicava deflação de – 0,20% no mês. Além da queda maior que acentuada no índice cheio, a composição do índice foi também bastante positiva.
A média dos núcleos do índice desacelerou de 0,55% em agosto para 0,46% em setembro, o índice de difusão, ou seja, a porcentagem de itens que tiveram aumento de preços, caiu de 65,12% em agosto para 59,95% em setembro, a inflação de serviços desacelerou de 0,38% em agosto para 0,32% em setembro, os preços dos serviços subjacentes saiu de 0,78% para 0,57%, a inflação de alimentos e bebidas foi negativa em – 0,47% e a inflação de produtos industriais começa a mostrar os efeitos da normalização das cadeias de suprimentos e as quedas dos preços das commodities nos mercados internacionais decorrente da desaceleração da economia global.
Apesar do dado positivo, a inflação de serviços, que depende mais diretamente de oferta e procura e do comportamento do mercado de trabalho, continua sendo a principal preocupação do Banco Central do Brasil. A forte queda na taxa de desemprego, que saiu de 14,9% para 9,1% da força de trabalho em pouco mais de um ano, já começa a gerar pressão sobre os salários no mercado de trabalho. A questão para o Banco Central é qual o nível de taxa de desemprego que vai gerar aumentos de salários incompatíveis com estabilidade de preços. Dada a proximidade da reforma trabalhista e os efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho, a resposta a esta pergunta permanece em aberto e vai definir os próximos passos da política monetária no Brasil.
Renda Fixa
Após os dados positivos do IPCA-15, onde mais uma deflação aconteceu, e com queda nos núcleos, a curva de juros local já começou o dia com fechamento em suas taxas, e assim se seguiu até o final do dia.
Destaque para o miolo da curva, que fechou 23bps aproximadamente, e é a parte onde tem mais relevância o próximo ciclo da taxa Selic. Com isso, o mercado continua projetando o início dos cortes para o 1S2023.
Hoje vale a pena acompanhar a fala de Powell, presidente do FED, podendo indicar os próximos passos da política monetária norte americana.
Cripto
Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.