Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Guararapes (GUAR3), Vale (VALE3), Cury (CURY3), Carrefour (CRFB3), Randon (RAPT4) e Tupy (TUPY3).
Expresso Brasil e Mundo
Ibovespa: Apesar das altas de papéis de maior peso, como Vale e Petrobras, o principal índice da bolsa brasileira fechou o pregão de quinta-feira no vermelho. Os investidores estão cautelosos aguardando o relatório de emprego dos EUA, que será divulgado nesta sexta-feira.
Juros futuros: Juros futuros fecham próximos da estabilidade conforme o mercado aguarda a divulgação do payroll dos EUA que sai hoje e poderá influenciar a próxima decisão do Fed.
Mundo: Bolsas europeias sobem e os futuros de Nova York operam em leve alta antes do relatório de emprego dos EUA, que pode reduzir a pressão por nova alta de juros do Fed caso se confirmem números mais fracos.
Minério de ferro: Minério de ferro tem 4ª baixa seguida em Singapura e cobre se valoriza em Londres.
Petróleo: Petróleo ruma à sua maior queda semanal desde março, à medida que as preocupações com a economia global obscureceram as perspectivas de demanda.
Em Destaques
Carteira Recomendada Top Dividendos – Outubro 2023
Guararapes (GUAR3) | Assumindo a Cobertura: Desde o fio…
Carteira Recomendada de Ações – Outubro 2023
Economia:
Após o rendimento das “Treasuries”, títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano, saltar de cerca de 0,5% em 2020 para 3,3% em meados de maio de 2023, o movimento de alta se acentuou ainda mais desde então, atingindo 4,8% agora no início de outubro. A acentuação desse movimento passou a ganhar cada vez mais atenção dos investidores, de modo que prever o nível dessas taxas no futuro se tornou algo extremamente importante para inferir qual rumo tomará a maior economia do mundo.» Leia o Relatório Completo
Novos Conteúdos
Análise Técnica
Tendência do Ibovespa (IBOV) | Período: 1d.
Dólar Futuro (DOLX23) | Período: 5 min
Índice Futuro (INDQ23) | Período: 5 min
Ações
VALE3
Escritório que representa vítimas de Mariana considera possível acordo com Vale e BHP
O escritório Pogust Goodhead, que representa 700 mil atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco, considera a possibilidade de um acordo até março de 2024, antes do julgamento sobre o caso na Justiça da Inglaterra, marcado para outubro de 2024. Ambas as companhias buscam um acordo para maior previsibilidade de desembolsos, mas que é dificultado por um pedido de reparação na casa de R$100b pelos governos. (Valor e Genial).
CURY3
Mais lançamentos para o ano
Em entrevista ao Broadcast, Ronaldo Cury afirmou que o banco de terrenos da Cury terá um crescimento relevante e que a companhia já vem fechando negócios com terrenistas via permuta (sem exposição de caixa) ou com pagamento apenas após aprovação dos projetos. Assim, a Cury deve ser capaz de lançar mais do que tinha projetado para o ano, podendo chegar a R$ 4,2b (a Cury não divulga guidance, sendo o número apenas uma estimativa). Nossa visão: a Cury é mais do que capaz de crescer lançamentos após as mudanças no programa MCMV, sem precisar se preocupar muito com a concorrência, dado: (i) sua participação relevante no Rio, com menos competição de construtoras muito capitalizadas; (ii) capacidade superior de operação dentro do MCMV; e (iii) margem e VSO muito superiores à de concorrentes já experientes no MCMV. (Estadão e Genial).
CRFB3
Eleição de COO
O Carrefour anunciou a nomeação do sr. Pablo Lorenzo como Diretor Executivo de Operações (COO) da empresa no Brasil. Com mais de 26 anos de experiência no Grupo Carrefour, incluindo uma posição como CEO do Carrefour Argentina, Lorenzo assume a responsabilidade de supervisionar e coordenar estrategicamente as operações de varejo, incluindo Atacadão, Varejo e Sam’s Club. (Carrefour e Genial).
SEGUROS
CNSeg reduz projeção de crescimento do setor de seguros
A CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras) revisou para baixo as estimativas de crescimento do setor de seguros para o ano de 2023. A entidade projeta uma expansão de 9,4% a/a para 2023 (-0,8pp em relação a projeção feita em dez/22). Para 2024, estima-se um aumento de 10,9% a/a. (CNSeg e Genial).
RAPT4
Inauguração de nova fábrica
A Fras-le, subsidiária da Randon, anunciou que inaugurou uma nova fábrica para atender um contrato com a Iveco para fornecer peças fabricadas em materiais compósitos. Segundo o diretor de operações da companhia, a fábrica tem capacidade para produzir cerca de 10k peças por ano. No entanto, o contrato firmado com a montadora prevê o fornecimento de 4k. Julgamos a notícia positiva, dado que esperamos um aumento na busca de materiais compósitos por conta da eletrificação de veículos, que por sua vez se tornam mais pesados por conta das baterias. (Automotive Business e Genial).
AUTO
Retomada das vendas de caminhões?
Após nove meses conturbados no que diz respeito à venda de caminhões devido ao cenário de juros elevado e incertezas políticas, a Volvo revelou que os frotistas voltaram as compras. Segundo o presidente do braço financeiro da montadora, a retomada da demanda se deu por conta do início do corte de juros, além do fato de commodities como milho e soja se mantiveram em patamares elevados. (Automotive Business e Genial).
TUPY3
Greve chegando ao fim?
Depois de mais de 20 dias, GM e Ford anunciaram que a greve nas montadoras pode finalmente estar terminando. Ambas reportaram ter enviado propostas consideradas atraentes, que incluem, em alguns casos, reajustes salariais reais de mais de 20%. Julgamos a notícia positiva dado que trará melhora nos níveis de produção de automóveis no exterior, retomando o volume da Tupy aos patamares pré-greve. (Automotive Business e Genial).