Expresso Bolsa
O IBOV começou a semana com uma queda de –0,91% atingindo os 102,2k. A bolsa refletiu em grande medida as quedas da Petrobras e da Vale, tendo em vista os dados abaixo dos esperados nos níveis de atividade da China e dos EUA, causando a queda dos preços das commodities e, por consequência, do índice brasileiro.
Novos relatórios
🎯 Carteira Recomendada de Ações – Agosto 2022
Começou de um jeito e terminou de outro, mas os desafios continuam. De maneira resumida, este foi o jeito do mês de julho, com o mercado chegando a precificar uma necessidade de subida de juros mais intensa no mundo desenvolvido, mas que foi se dissipando ao longo do mês, a partir de dados macroeconômicos mais desafiadores e uma temporada de balanços que, no geral, surpreendeu as estimativas do mercado.
📞 TIM (TIMS3) | Resultado 2T22: Absorvendo os impactos
Os principais pontos a serem destacados foram: 1) o crescimento de receita puxado sobretudo pelos serviços móveis, já incorporando parte da nova base da Oi Móvel; 2) expansão dos custos em ritmo inferior à da receita, impactada pelas pressões inflacionárias, maiores gastos com rede, propaganda e marketing e as questões envolvendo a Oi Móvel.
💊 Pague Menos (PGMN3) | Análise 2T22: Perdendo market share
A Pague Menos teve um trimestre de difícil ingestão, com um desempenho de vendas mais fraco durante o período. Margem ao invés de crescimento, a Pague Menos precisou equilibrar na balança e segurar o crescimento de seu “top line” em detrimento da sua rentabilidade. Avaliamos o resultado como neutro e mantemos a recomendação YE22 de R$ 11.
🚗 Movida (MOVI3) | 2T22: Receita para cima… margens para baixo
A Movida reportou os resultados abaixo das nossas expectativas no 2T22. No geral, o resultado operacional segue muito forte, com a empresa apresentando mais um trimestre de crescimento. Nas linhas de cima os resultados vieram em linha com o esperado, porém, nas linhas de baixo observamos um lucro inferior às nossas expectativas.
🏦 Porto Seguro (PSSA3) | Prévia 2T22: tinha uma pedra no caminho!
Esperamos mais um resultado fraco de Porto no 2T, com uma queda no lucro de 5,6% t/t e 56,5% a/a. O resultado deve ser prejudicado pela continuidade da elevada sinistralidade e resultado financeiro novamente fraco, já publicados dois meses do trimestre nos dados da Susep (regulador das seguradoras). As dinâmicas mais recentes vêm frustrando as nossas expectativas, já que o nosso cenário base era de uma gradativa recuperação do resultado t/t no 2T22 rumo a um 2S22 robusto.
O que aconteceu no Mercado?
PRIO (PRIO3): Produção da cia deve alcançar 52k bpd!
O que houve? A empresa divulgou o início de produção de mais um poço do campo de Frade (“MUP3A”): +3,5k bpd, elevando a produção da empresa para 52k bpd.
O que estimávamos? Vale mencionar que a empresa deve terminar o ano com uma produção 25% superior ao que tínhamos em nossas estimativas para 2022.
Execução! Tal fato relevante vem para reafirmar a empresa como uma grande executora nos cases de redesenvolvimento sob a sua gestão. Tendo em vista o tamanho e características de Albacora Leste (campo que já produziu >150k bpd, no passado) imaginamos que tipo de surpresas positivas podemos esperar ao longo do tempo.
TELECOM
Lançamento do 5G em São Paulo de data marcada
O lançamento do 5G Puro em São Paulo está previsto para esta quinta-feira, devido a um avanço mais ágil do processo de “limpeza” da rede que será usada pelo 5G. A previsão é de que haja um total de 1,2k antenas na capital paulista, o que já cumpriria a meta de antenas de julho de 2023 (cerca de 924 antenas). Isso é um bom sinal para o cronograma previsto pela Anatel da implementação da nova tecnologia. (Valor e Genial)
TIMS3
Proposta de nova ORPA
A TIM propôs uma nova ORPA (Oferta de Referência de Produtos do Atacado) de roaming com preço ainda acima do estimado pela Anatel, porém com condicionantes relevantes na oferta da operadora. Agora, a proposta está na Superintendência de Competição da Anatel para ser avaliada. Este tema é relevante, pois se trata de um dos remédios propostos pelos órgãos regulatórios para promover a competição. (Teletime e Genial)
SBSP6
Buscando novas vias de crescimento
Em entrevista para o Valor, Sr. Benedito Braga (CEO) citou uma série de novas avenidas de crescimento para empresa. Dentre elas: gestão de resíduos sólidos e uso de SPEs para novos leilões de saneamento. Achamos essas medidas interessantes, mas ainda longe do que verdadeiramente destravaria valor para o case: sua privatização (Valor e Genial)
PGMN3
Recompra de ações
A Pague Menos divulgou 2 fatos relevantes: o fechamento da aquisição da Extrafarma e o programa de recompra de ações. Referente à recompra de ações, o objetivo é de manutenção de tesouraria e de posterior entrega aos seus funcionários e administradores. O programa terá duração de até 6 meses e serão adquiridas no máximo 5m de ações, que representam 3,2% do total em circulação. (Pague Menos e Genial)
BRSR6
Cancelamento do registro da Banrisul Cartões
A Banrisul Cartões, controlada do Banrisul, aprovou a submissão do cancelamento voluntário do seu registro na CVM. Além do cancelamento do registro, a assembleia aprovou a criação do nome fantasia “Banrisul Pagamentos”. No final de 2018, após o registro da companhia como emissora de categoria “A”, o Banrisul considerou um IPO da Banrisul Cartões, mas acabou descartando a oferta por conta das condições do mercado. (Valor e Genial)
De olho na economia
Mercado de trabalho no Brasil continua muito positivo
Os dados do mercado de trabalho da economia brasileira divulgados na semana passada voltaram a surpreender positivamente. Segundo o CAGED, foram gerados 277,94 mil empregos com carteira assinada no mês de junho, quando as expectativas eram de geração de 234 mil empregos com carteira.
Todos os setores da economia geraram empregos com carteira assinada mas, como esperado, o setor serviços foi o mais dinâmico, com a geração de 124,79 mil empregos formais, seguido de comércio (47,18 mil) e indústria (41,52 mil). Em 2022 já foram gerados 1,34 milhões de empregos formais. O estoque de empregos formais atingiu 42,02 milhões de trabalhadores, recorde da série histórica.
Segundo a PNADC, que mostra o retrato do mercado de trabalho como um todos e não apenas o emprego com carteira assinada, a taxa de desemprego da economia brasileira caiu para 9,3% da força de trabalho. O total de trabalhadores ocupados também atingiu o nível recorde da série histórica, 98,27 milhões de trabalhadores, um crescimento de 9,9% em um ano (8,89 milhões de trabalhadores).
Diante da queda da taxa de desemprego, os rendimentos começam a dar sinais de aceleração. Em doze meses, o rendimento real médio caiu – 5,1%, porém houve um aumento, em doze meses, de 4,8% na massa de rendimentos. Na margem, o salário médio cresceu 1,0%, enquanto a massa de rendimentos avançou 4,4%. Entre as atividades, vemos queda do rendimento real na administração pública (-11,1% a/a), indústria (-6% a/a), serviços às empresas (-5,2% a/a) e serviços domésticos (-0,2% a/a), enquanto os setores de outros serviços (7% a/a), Transportes (6,3% a/a) e Construção civil (5,9% a/a) apresentam crescimento.
Cripto
A segunda-feira ficou marcada por mais um hack em uma bridge (ponte entre blockchains). Aproximadamente US$ 200m foram roubados da “Nomad Bridge”, um dos mais caóticos hacks da história dos criptoativos. Qualquer pessoa poderia explorar vulnerabilidade, bastando encontrar uma transação maliciosa que havia ocorrido anteriormente e substituir o endereço de destino pelo próprio. A empresa responsável pela ponte já está em contato com as autoridades para identificar todos os endereços envolvidos.
Para acompanhar as principais movimentações do mercado cripto, acesse nosso Telegram
Renda Fixa
Mais um dia de queda nas taxas de juros globais. Aqui no Brasil, a curva DI futuro operou mais um dia com a parte intermediaria da curva fechando 15bps aproximadamente. Movimento foi reflexo do bom humor vindo do exterior, ainda reflexo da postura mais dovish do FED, e por alguns efeitos locais, como a redução no preço dos combustíveis.
É consenso que a Selic vai subir meio ponto nesta quarta, indo a 13,75%. A pergunta que vale dinheiro é se o BC vai parar por aí ou se o ciclo de aperto monetário seguirá em frente, com juro de 14% ou até mais do que isso.