Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 04 de Agosto às 09:13:20

Newsletter 04/08: RAPT4; TUPY3 e GOLL4

  • Ibovespa

    103.775

    (0,40%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    22.869

    (0,16%)

    Mercado 24h

  • S&P 500

    4.167

    (0,25%)

    Futuro

  • Dólar

    5,28

    (0,02%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    13.337

    (0,49%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    2,71

    (0,30%)

    Mercado 24h

Selic subiu. E agora?

Expresso Bolsa

O IBOV fechou a quarta-feira com uma alta de +0,40% atingindo os 103,8k pontos. O grande destaque foi a espera pela reunião do Copom, o qual trouxe uma elevação da taxa Selic em +0,50 pp atingindo os 13,75% ao ano. Vale e siderúrgicas lideraram as baixas do dia, enquanto bancos, varejistas e empresas de crescimento foram os destaques positivos do dia.

Novos relatórios

⛏️ Gerdau (GGBR4) | Resultado 2T22: Um passo à frente dos demais
Classificamos o resultado da companhia como positivo por algumas razões principais: fortes números da unidade norteamericana, impulsionada sobretudo pela construção não-residencial, bons números da unidade brasileira e surpresas na operação sulamericana. A operação de aços especiais também não foi diferente, apresentando números sólidos. A empresa teve o seu melhor segundo trimestre da história, um novo recorde, mas os dividendos deixaram um pouco a desejar.

🛢️ 3R Petroleum (RRRP3) | Dois coelhos com uma Cajadada!
A empresa publicou dois fatos relevantes muito interessantes: a emissão de sua dívida e conclusão da aquisição do Polo Peroá. A emissão da dívida servirá para suportar a aquisição do Polo Potiguar (esperado para Março/23). Já a conclusão do Polo Peroá deve aumentar a produção da empresa e reduzir o risco de execução da mesma – que segue negociando com desconto expressivo vs pares nacionais e internacionais.

🐄 Minerva (BEEF3) e BRF (BRFS3) | Prévia do Resultado 2T22
Com um cenário mais benéfico para ambas as empresas, temos uma visão positiva para a performance de cada uma no 2T22. Preparamos esse relatório com nossas expectativas e projeções para os números de Minerva e de BRF.

O que aconteceu no Mercado?

RAPT4 | TUPY3
Dados de emplacamento Fenabrave
A Fenabrave divulgou os números relativos aos emplacamentos de julho. Os dados mostram um aumento na produção de automóveis, caminhões, comerciais leves e implementos na comparação trimestral. Já no comparativo anual, com exceção dos automóveis, os números mostram uma queda substancial. (Fenabrave e Genial)

TELECOM
Lançamento do 5G em São Paulo!
Hoje tivemos o lançamento da rede 5G na capital paulista. A Ericsson, provedora da infra de 5G para TIM, Vivo e Claro em São Paulo, forneceu às teles os equipamentos como as ERBs (estações rádio-base) e o núcleo standalone da frequência 3,5 GHz. Vários bairros, inclusive o Itaim Bibi, já terão a tecnologia implementada, mas para usufruir do serviço, o usuário deve possuir um aparelho e chip compatíveis com a tecnologia 5G. Em geral, a cobrança se dá pelo uso de dados. (Valor e Genial)

TELECOM
Anatel contra a suspensão dos preços do Roaming da TIM, Vivo e Claro
O roaming serve para garantir a continuidade da prestação dos serviços móveis aos usuários com o uso da rede de outra operadora. Com isso, há taxas que remuneram devidamente quem fornece a rede para a outra. Porém, as Big Telcos por não concordarem com os preços propostos pela Anatel, entraram com uma liminar para suspender tais preços e as contestações do órgão vieram a público agora. No pior cenário, isso pode causar a revisão da venda da Oi Móvel. (Valor e Genial)

SAÚDE
Câmara derruba Rol Taxativo da ANS
A Câmara dos Deputados aprovou o fim do rol taxativo da ANS, a lista que define os procedimentos que os planos privados devem cobrir para seus beneficiários. No rol taxativo as operadoras precisavam somente cobrir os procedimentos que se encontram dentro da lista, não sendo obrigadas a cobrir despesas de outros procedimentos. Com o fim do rol taxativo, as operadoras podem precisar cobrir procedimentos fora do rol que tenham indicação médica, isso pode levar a um encarecimento dos planos e diminuição da base de beneficiários privados no país. (Valor e Genial)

GOLL4
Dados de tráfego de julho
Em julho, o volume total de passageiros transportados (RPK) foi de 3,1b, +36% a/a. A oferta total de assento (ASK) foi de 3,8b (+43% a/a). Com a oferta subindo mais do que a demanda, tivemos uma taxa de ocupação menor, finalizando o mês em 80,8% contra 84,5% no mesmo mês do ano passado. Ainda abaixo em relação ao período pré pandemia, -26% na demanda (RPK). Um destaque importante foi o volume de carga transportada, que saltou de 3,5 ton em julho de 2021 para 5,7 ton em julho deste ano. O cenário segue conturbado para o setor aéreo. Seguimos com uma visão mais otimista para Azul (AZUL4) do que para Gol (GOLL4). (Gol e Genial)

De olho na economia

Auxílio Brasil, inflação e desemprego podem definir cenário eleitoral
A Genial divulgou ontem a pesquisa eleitoral Genial/Quaest referente ao mês de agosto. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho. Os dados mostram uma melhora significativa da avaliação do governo e das intenções de voto no Presidente, se comparado aos resultados da pesquisa realizada no mês de julho. Vários indicadores apontam nesta direção. Nesta nota destacamos alguns pontos que consideramos importantes.

A avaliação negativa do governo caiu de 47% para 44%, enquanto a avaliação positiva passou de 26% para 27% e a avaliação regular aumentou de 25% para 27% dos entrevistados. Uma queda de 4 pontos de porcentagem na diferença entre negativo e positivo. Ainda mais importante é o fato de que esta melhora ocorreu de forma generalizada, em todas as regiões, níveis de renda, níveis educacionais, religião, faixa etária, etc.

Seguindo a melhora da avaliação do governo, houve uma diminuição da diferença em favor do ex-Presidente Lula nas intenções de voto. Esta diminuição da diferença decorre do aumento das intenções de voto no Presidente e na queda nas do ex-Presidente Lula e foi também generalizada. Segundo a pesquisa, o cenário eleitoral está agora tecnicamente empatado em todas as regiões do país, exceto no nordeste, onde o ex-Presidente Lula tem uma vantagem de 41 pontos de porcentagem (61% contra 20%).

Entre os eleitores que recebem Auxílio Brasil, que estão concentrados no nordeste, a intenção de voto no ex-Presidente Lula caiu 10 pontos de porcentagem (de 62% para 52%) enquanto as intenções de voto no Presidente Bolsonaro aumentaram 2 p.p. (de 27% para 29%), os outros candidatos e os indecisos, aumentaram 4 p.p. cada grupo. Portanto, a diferença favorável ao ex-Presidente Lula caiu 12 p.p., mesmo antes de os beneficiários terem recebido o aumento do valor do benefício, o que somente ocorrerá no dia 9 de agosto.

A expectativa de ter o benefício aumentado, por si só, foi suficiente para gerar uma significativa melhora na avaliação do governo e nas intenções de voto no Presidente entre os possíveis beneficiários. O aumento do número de indecisos sugere que, quando o dinheiro chegar aos beneficiários, esta diferença deverá se reduzir ainda mais, o que poderá afetar também o resultado no nordeste.

Finalmente, inflação e desemprego começam a perder importância como os maiores problemas para os eleitores, refletindo a queda dos preços da gasolina, da energia e das telecomunicações devido à diminuição da alíquota do ICMS e à queda do desemprego que persiste desde o início de 2021. Parece que a economia vai jogar a favor do Presidente na eleição.

Cripto

Nos últimos 2 dias, usuários do ecossistema da Solana sofreram ataques diretamente em suas carteiras pessoais. Apesar do fato de o ataque ter como alvo os usuários da Solana, a brecha encontrada não é na blockchain da Solana, mas no provedor terceirizado de carteiras conhecido como Slope. Houve um vazamento de dados de usuários da Slope, que passou a afetar carteiras criadas a partir de tais dados, como a Phantom.

Para acompanhar as principais movimentações do mercado cripto, acesse nosso Telegram

Renda Fixa

Ontem foi um dia que o mercado basicamente ficou no aguardo da decisão do Copom, e tentou se antecipar a um possível fim do ciclo de alta da Selic, e a curva de juros fechou 20bps na parte intermediaria e 10bps na parte curta.

O Copom decidiu subir a Selic em 0,5 p.p, chegando aos 13,75% a.a, porém o comunicado foi dovish, ao usar a inflação acumulada em 12 meses no 1Tri de 2024 para o horizonte relevante, pareceu ser uma maneira para indicar que as subidas de juros se encerraram.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações