🚅 Expresso Bolsa
O IBOV fechou a quarta com uma pequena alta de 0,16%, atingindo os 117,5k. Isso reflete um cenário internacional mais negativo com os investidores mantendo a cautela devido às incertezas sobre o conflito na Ucrânia e a possibilidade de haver restrições à compra do petróleo russo pelos países europeus. Assim, o preço do petróleo subiu e impulsionou os números das petroleiras, enquanto do lado negativo ficaram as exportadoras, sobretudo com a valorização do real.
🔥 O que aconteceu no Mercado
✔️ Itaúsa (ITSA4): Vendendo XP e diversificando portfólio!
A Itaúsa comunicou a venda de 12m de ações da XP, equivalente a 2,14% do capital total. As ações foram vendidas por R$ 1,8b. A Itaúsa ainda possuí 11,53% do capital total e poderá vender mais 4,28% em 2022.
Destino dos recursos! Os recursos das vendas da participação devem ser pagos à acionistas, utilizados para amortização de dívidas e para a diversificação do portfólio. Ontem, a Itaúsa anunciou a apresentação de uma proposta para a compra de 10,33% do capital total da CCR pelo valor de R$ 2,9b. A celebração da operação ainda está sujeita a assinatura de documentos e acordo de acionistas.
Fique ligado! Historicamente a Itaúsa é um veículo para se investir em Itaú com um desconto próximo a 20% e dividend yield maior. Dentre os principais fatores que nos deixam otimistas com a empresa estão: (i) a potencial redução do desconto com a extinção dos juros sobre capital próprio (JCP); (ii) a aceleração da diversificação do portfólio com a venda das ações da XP, e; (iii) as expectativas de bons resultados do Itaú em 2022. O cenário positivo justifica a nossa recomendação de COMPRAR.
QUAL3
Nova parceria para distribuição
A Qualicorp firmou uma parceria com a plataforma de relacionamento da Vivo, Vivo Valoriza, para a distribuição de produtos de saúde para 28m de clientes. Os clientes do Vivo Valoriza serão beneficiados com um desconto de 20% na primeira mensalidade. A Quali vem focando em ampliar o crescimento e essa é uma das iniciativas para ampliar os canais de distribuição. (Quali e Genial)
CESP6
Novo Nome: Auren Energia
CESP passará a ser negociada na B3 com o nome de Auren Energia como resultado da recente reestruturação societária que a empresa está passando, sendo incorporada com ativos da Votorantim Energia e recursos da CPP. Como já mencionamos em nossas notas, a integração irá gerar uma empresa maior, mais diversificada e com apenas uma classe de ações (Valor e Genial)
BRFS3
Novo mercado de atuação
A BRF recebeu aprovação para exportar produtos de carne suína para o Vietnã através de uma de suas maiores unidades no Mato Grosso, o que deve mais do que dobrar as exportações para o país. Mercado do Vietnã apresenta bom potencial e ainda é pouco explorado pelas empresas de proteínas. (Reuters e Genial)
TSLA34
Nova fábrica em Berlim
Elon Musk, CEO da Tesla, abriu uma fábrica de carros elétricos perto de Berlim após o adiamento da planta por oito meses. Este é o primeiro centro europeu da empresa, que já contratou 3.000 funcionários até agora. (B.Plural Securities)
👀 De olho na economia
Valorização cambial, inflação e bem-estar
Desde o final de 2021, o real entrou em forte tendência de valorização frente ao dólar. Desde o início do ano, a valorização do real já atingiu mais de 15%. A diminuição do ruído em torno do teto do gasto público, que reduz o risco fiscal, o elevado diferencial de juros entre o Brasil e seus pares emergentes, os aumentos de preços das commodities, energéticas, alimentícias e metálicas, que se intensificou com a guerra no leste europeu, são alguns dos fatores de têm sido determinantes neste processo.
Como estas condições devem persistir ainda por algum tempo, nossa avaliação é que a tendência à valorização da moeda também deverá continuar. Como a pandemia gerou uma mudança importante na estrutura da cesta de consumo das pessoas, com aumento da participação de bens comerciáveis e redução da de serviços, não comerciáveis, a valorização cambial será um reforço importante na política de combate à inflação e um aumento da sensação de bem-estar da população.