Expresso Bolsa
O IBOV terminou a terça-feira com uma leve queda de –0,17% atingindo os 100,59k. O mercado refletiu em grande modo o risco fiscal e a abertura nas taxas de juros, com o adiamento da leitura sobre o parecer da PEC dos Combustíveis provocando um movimento baixista no índice. Mas as boas performances da Vale e da Petrobras conseguiram atenuar as perdas do dia.
O que aconteceu no Mercado?
VIVT3
Repasse integral da redução do ICMS ao consumidor!
A empresa, através do CEO Christian Gebara, declarou que a redução do ICMS para 17% em São Paulo e Goiás serão totalmente repassadas ao consumidor, possivelmente de forma faseada. Com isso, a expectativa é que os consumidores busquem aumentar o consumo de dados ou maiores complementos via serviços digitais. A redução, além de tudo, é vista como uma grande vitória para o setor, que finalmente é tratado como essencial. (Teletime e Genial)
GOGL34
Pegada de Carbono
A divisão de computação em nuvem do Google (GOOGL) está se preparando para revelar a pegada de carbono de seus aplicativos Workspace, incluindo Gmail e Docs, à medida que desenvolve um conjunto de ferramentas para ajudar os clientes a avaliarem o seu impacto no meio ambiente.
De olho na economia
Caged (maio/22): Mercado de trabalho segue recuperação robusta
Em mais uma surpresa positiva para o mercado, o Caged de maio registrou geração líquida de 277 mil postos de trabalho formal. Todas as atividades econômicas apresentaram saldo positivo e, ainda que o maior destaque seja o setor de serviços, a leitura desse mês teve importantes contribuições de outros setores, como o comércio e a indústria de transformação.
Tanto o setor de serviços como o comércio vêm sendo beneficiados com a normalização das atividades presenciais, bem como por políticas de estímulos fiscais do governo, como Auxílio Brasil, saques do FGTS e antecipação do 13° salário.
Quando é analisado o acumulado em 12 meses, há trajetórias divergentes entre os setores, com o setor de serviços se descolando dos demais e mantendo uma trajetória de crescimento consistente. Já a construção civil mantém uma estabilidade, e o comércio e a indústria ensaiam uma recuperação.
Apesar da forte geração de vagas, o salário médio de contratação continuou diminuindo frente à inflação persistente no país, com queda real de 0,9% em relação ao mês anterior e de -5.6% na variação interanual.
No que tange à modernização trabalhista, vemos significativa geração de postos de trabalhos intermitentes, modalidade criada pela reforma trabalhista, além do maior número de desligamentos por acordo entre empregador e empregado da série.
Em um sentido geral, esse desempenho forte do mercado de trabalho será um importante impulso para a economia durante o segundo semestre, quando a atividade deve ser mais atingida pelos efeitos da política monetária contracionista.
Cripto
O Bitcoin voltou a testar os US$ 20k nesta manhã, caindo 4,4% nas últimas 24h. O mercado cripto seguiu a Nasdaq e S&P, que caíram ~2 e ~3% ontem, respectivamente. Os criptoativos seguem com uma alta correlação com os ativos de risco do mercado tradicional, refletindo preocupações com inflação e recessão. Ainda há preocupações adicionais no ecossistema cripto relacionadas à solvência de empresas do setor. Companhias como o fundo de venture capital 3AC e a plataforma de lending Celsius já ficaram insolventes.
Para acompanhar as principais movimentações do mercado cripto, acesse nosso Telegram