Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 25 de Outubro às 09:05:00

❓ O fim do rali?

  • Ibovespa

    116.013

    (-3,27%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    19.260

    (-0,73%)

    Mercado 24h

  • S&P 500

    3.797

    (1,19%)

    Futuro

  • Dólar

    5,30

    (0,08%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    11.430

    (1,06%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    4,18

    (-1,24%)

    Mercado 24h

Ibovespa, Fire and Blood. Um pregão dirigido por George RR Martin

Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Renner (LREN3), Brasdesco (BBDC4), Odontoprev (ODPV3), Méliuz (CASH3), BB Seguridade (BBSE3) e Inter (INBR32).

Expresso Bolsa

O Ibovespa fechou o primeiro pregão da semana em baixa de –3,27%, alcançando os 116k. O cenário externo foi tumultuoso nos últimos dias, e os acontecimentos políticos chineses que garantiram o controle total do Partido Comunista por Xi Jinping foram a principal notícia. Ainda, na segunda-feira foi anunciado um novo Primeiro Ministro no Reino Unido, Rishi Sunak, um nome que possui a confiança do mercado.

Já no Brasil, enquanto vimos na semana passada um rally antes das eleições, a semana começou com investidores ficando mais avessos ao risco e desmontando posições em estatais. Banco do Brasil (BBAS3) -10,02%, Petrobras (PETR3/PETR4) -9,89%/-9,19%, encabeçaram as maiores baixas. Vale destacar o fechamento de -8,10% de CSN (CSNA3), que sofreu com as notícias da China e a falta de perspectiva sobre a economia chinesa.

Novos relatórios

🛍️ Lojas Renner (LREN3): Prévia 3T22 | O inverno chegou (e esqueceu de ir embora)
A Lojas Renner irá divulgar os números consolidados para o 3º trimestre após o encerramento do pregão em 3 de novembro. Neste trimestre esperamos que o crescimento da receita líquida da varejista perca inclinação. Confira o motivo em nosso relatório! 

🏦 Bradesco (BBDC4) | Prévia 3T22: Provisões de crédito e tesouraria ainda pressionando
Esperamos que o Bradesco reporte um trimestre um pouco mais fraco, com uma leve queda no lucro em relação ao 2T22, mas ainda um pouco acima na base anual. Estimamos um lucro de R$ 6,85b para o 3T22, 2,8% menor que o 2T22 e 1,2% acima do 3T21, impactados por maiores provisões e uma margem com o mercado negativa. Continuamos com uma perspectiva positiva no longo prazo e revisamos nosso preço alvo. 

🦷 Odontoprev (ODPV3) | Prévia de resultado 3T22
Estamos com um viés positivo para o terceiro trimestre de Odontoprev. O crescimento de beneficiários de 1,5% até o mês de agosto é um bom sinal para a receita, enquanto esperamos uma pequena manutenção para cima da sinistralidade. Destacamos a possibilidade de retorno ao acionista com o preço do papel descontado e o histórico de pagamento de proventos da companhia.

🚛 Logística | Prévia de resultados 3T22: JSLG3 e SIMH3
Assim como no trimestre passado, o segmento de logística promete mais um trimestre forte do lado operacional. De maneira geral, esperamos um trimestre positivo para o setor de logística. A boa retomada dos setores de alimentos & bebidas e principalmente o automotivo, combinada à manutenção dos volumes nos segmentos de mineração e construção, devem colaborar para o crescimento dos níveis de receita.

O que aconteceu no Mercado?

Méliuz (CASH3) | COMPRAR
O Méliuz comunicou após fechamento de mercado que o seu Conselho de Administração autorizou a iniciação de estudo para a segregação das operações do Bankly, empresa de soluções de pagamento e Banking as a Service (BaaS) do grupo, com a possibilidade de listagem de suas ações como uma Companhia independente.

Analisamos, através de conversas prévias com a Companhia, que o grupo teria tomado a iniciativa de segregar as duas operações (Bankly e Méliuz) na tentativa de evitar que o mercado acabe penalizando a precificação do Bankly devido ao resultado de Méliuz estar pressionado no curto prazo. Acreditamos que a medida, ainda incipiente, pode fazer sentido, uma vez que o business de BaaS possui dinâmicas completamente diferentes do restante de CASH3.

BBSE3
Forte demanda de produtos

Nos dados Susep de setembro, a companhia reportou um forte crescimento de prêmios na linha de seguros em relação ao mesmo mês de 2021, sendo os destaques: rural (+67,9%), prestamista (+47,3%), residencial (+24,4%) e empresarial (+15,2%). Na linha de previdência houve um aumento de +28,6% a/a no volume de contribuições e capitalização de +65,9% a/a referente ao volume de arrecadação. (BB Seguridade e Genial)

BANCOS
Carteira de crédito continua crescendo bem

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) comunicou que a carteira de crédito deve crescer em +1,7% m/m em setembro. O crédito segue crescendo como o mesmo ritmo de agosto, com um aumento de 16,3% a/a. O resultado consolidado deve ser impulsionado pelo crédito direcionado (+2,7%), com perspectiva de alta na carteira pessoa física (+2,3%) e pessoa jurídica (+3,4%). (Febraban e Genial)

INBR32
Redução de Capital Social

Em continuidade ao comunicado realizado em 15 de julho de 2022, a empresa realizou a redução de capital social no montante de R$ 1,15 bilhão. Os recursos recebidos pela Inter Holding Financeira foram destinados à amortização do financiamento obtido pela Holding para o pagamento do cash-out no âmbito da reorganização societária.

LOCADORAS
Mercado de carros por assinatura cresce 16% em nove meses

A frota de empresas que oferecem carros por assinatura cresceu 16,4% entre janeiro e setembro de 2022, e totaliza mais de 106k veículos, de acordo com dados de mercado da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Ao longo de todo o ano passado, o número de unidades locadas nessa modalidade foi de 91k. O levantamento inclui somente empresas de locação, não contabilizando montadoras que oferecem o serviço. Conforme o presidente da associação, a tendência é que a participação do carro por assinatura dobre no médio prazo, já que, apesar de ser uma modalidade recente, “veio para ficar”. (Automotive Business e Genial)

De olho na economia

Investidores reagem negativamente à reação do Roberto Jefferson contra PF
A semana começou negativa para os ativos brasileiros. A reação do ex-Deputado Roberto Jefferson à ordem de prisão emitida pelo Ministro Alexandre de Moraes, ao receber à bala a Polícia Federal em sua casa, que poderá interromper a tendência de melhora na avaliação do governo e aumento das intenções de voto no Presidente, foi interpretada pelos investidores como um sinal negativo para a campanha. O resultado foi queda generalizada nos preços dos ativos brasileiros, em especial, nas ações das empresas estatais, Petrobras e Banco do Brasil. que chegaram a cair algo próximo 10% no dia, e da taxa de câmbio. O que mostra que uma vitória do Presidente Bolsonaro realmente não está no preço dos ativos.

Os efeitos deste episódio sobre as intenções de voto no Presidente ainda não estão claros, mas a expectativa é que pelo menos diminua o ímpeto de uma possível virada que começava a aparecer no horizonte. E os investidores tendem a antecipar os resultados. Entretanto, muita água ainda vai passar embaixo desta ponte. Afinal, faltam ainda seis dias até a eleição, os sinais mais recentes são de que a diferença a favor do ex-Presidente Lula está em queda, principalmente em Minas Gerais, as declarações e atitudes do ex-Presidente Lula têm sido particularmente negativas, teremos um debate em uma das principais emissoras de televisão do país e os dados econômicos, principalmente a taxa de desemprego que será divulgada esta semana e deverá mostrar queda, são fatores que poderão afetar o comportamento dos eleitores.

Renda Fixa

Os dados de inflação e atividade mostrados no boletim Focus, trouxeram um pequeno alívio no início do dia. Porém, o mercado digeriu mal o processo eleitoral Chines, que refletiu em um desempenho muito negativo para os países emergentes, somado ao fato ocorrido no Domingo entre um membro “próximo” ao governo contra a polícia.

Com isso, a curva de juros local sofreu forte abertura nas taxas, com destaque para o trecho de vencimentos mais longos, com altas acima de 20bps.

Cripto

Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações