Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Porto (PSSA3), Vivo (VIVT3), Petrobras (PETR4), Santander (SANB11), Sabesp (SBSP3) e Embraer (EMBR3).
Expresso Brasil e Mundo
Ibovespa: O principal índice da bolsa brasileira fechou o pregão no vermelho, com os investidores cautelosos para a Super Quarta de decisão do Fed e Copom. O Ibovespa foi influenciado negativamente pelo papel de Vale (VALE3), que após algumas sessões de alta acompanhou o movimento do minério de ferro e fechou a sessão no vermelho.
Juros futuros: Apesar de as revisões para o IPCA e dólar americano terem sido para baixo, a curva de juros local terminou o dia praticamente inalterada com alta levíssima na ponta longa.
Mundo: Bolsas europeias e futuros de índices em Nova York têm variações discretas antes de reuniões de importantes bancos centrais e enquanto o petróleo brent ultrapassa US$ 95 pela primeira vez desde novembro.
Minério de ferro: Barril do petróleo bruto disparou cerca de um terço desde meados de junho, quando a Arábia Saudita e a Rússia se uniram para reduzir a oferta.
Petróleo: Minério de ferro tem a segunda baixa seguida em Singapura. Grupo Rio Tinto acredita que o consumo chinês de aço está perto de atingir o pico.
Em Destaques
Metais & Mineração: Um raio X na fratura exposta do mercado imobiliário chinês
Carteira Recomendada Renda Fixa Setembro 2023
Economia:
Após mais de três meses de idas e vindas, finalmente a reforma ministerial começou a ser implementada na semana passada. Foram nomeados dois novos ministros, ambos de partidos do Centrão. O deputado André Fufuca, do PP, foi nomeado Ministro dos Esportes e o deputado Silvio Costa Filho, do PR, Ministro de Portos e Aeroportos. Para isto, a Ministra dos Esportes, Ana Moser, foi demitida, e foi criado um novo ministério, das micro e pequenas empresas, para o ministro Márcio França.» Leia o Relatório Completo
Novos Conteúdos
Ações
VIVO (VIVT3) | Mais dividendos à vista?
Petrobras (PETR4) | Rastreador de Preço de Combustíveis
Ações
SANB11
Reformulação de estratégia corporativa
O Santander anunciou uma grande reformulação global, dividindo a operação em cinco verticais de negócios ao invés de apenas dividir em regionais geográficas. A estratégia visa reforçar a integração dentro do grupo e ajudar a atingir as metas de crescimento determinadas para 2025. A princípio, nada muda para o Santander Brasil, com as operações locais sendo tocadas pelos CEOs de cada país. Com o passar do tempo, pode ser que os chefes das verticais de negócios ganhem mais poder, ofuscando um pouco os líderes regionais. (Valor e Genial)
SBSP3
Privatização dá mais um passo!
Via fato relevante, o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização deliberou dois pontos importantes: I) encaminhamento do projeto de lei da desestatização e II) contratação de bancos para realização de oferta pública. Em nossa leitura, tal decisão mostra clareza quanto ao interesse de avanço da lei da desestatização em tempo hábil as eleições municipais de 2024, evento que consideramos de maior risco de curto prazo ao cenário de desestatização da empresa. O evento é positivo por ajudar na tese de privatização. (SABESP e Genial).
EMBR3
Venda de empresa de software
A Embraer acorda a venda da AllowMe para Serasa Experian por US$ 45m. A AllowMe é a unidade de negócios da controlada Tempest dedicada a software antifraude.