Newsletter Genial Bom Dia

Análises, notícias e recomendações para as principais ações da bolsa de valores. A Newsletter Genial Bom dia é a dose de informação diária de todo o investidor, com conteúdo sobre economia, ações, empresas, criptos e muito mais!

Publicado em 05 de Janeiro às 09:05:00

▲ Os suspiros do Ibovespa

  • Ibovespa

    105.334

    (1,12%)

    Fechamento

  • Bitcoin

    16.818

    (-0,15%)

    Mercado 24h

  • S&P 500

    3.852

    (-0,02%)

    Futuro

  • Dólar

    5,43

    (-0,88%)

    Fechamento

  • Nasdaq

    10.915

    (0,01%)

    Futuro

  • U.S. 10Y Treasury

    3,70

    (-0,01%)

    Mercado 24h

Discurso dos ministérios do governo Lula está mais confuso do que o estado “morto-vivo” do Gato de Schrödinger 

Confira as principais notícias que irão movimentar o mercado de ações: Oi (OIBR3), Eletrobras (ELET3), Multiplan (MULT3), 3R Petroleum (RRRP3), Banco do Brasil (BBSA3), Petrobras (PETR4),

Expresso Bolsa

O Ibovespa fechou a quarta-feira em alta de +1,12% alcançando os 105,3k. No cenário externo, dados que demonstram o arrefecimento do nível de atividade de serviços e de acomodação do mercado de trabalho nos EUA deram fôlego para os índices globais, que fecharam o dia no positivo, mesmo com ata do Comitê de Política Monetária americano (FOMC) mais dura que o esperado.

No cenário doméstico, o mercado reagiu positivamente ao noticiário político. O senador Jean Paul Patres, indicado a CEO da Petrobras, descartou intervenções diretas nos preços de combustíveis pela estatal. Ainda mais, Rui Costa, ministro da Casa Civil, Alexandre Padilha, secretário de Relações Institucionais, e Carlos Lupi, ministro da Previdência, refutaram e amenizaram a discussão sobre alterações na reforma da Previdência.

O que aconteceu no mercado?

Multiplan (MULT3): Prévia operacional

Como foi? A Multiplan fechou 2022 com recorde de vendas, chegando a R$ 20b vendidos em seus shoppings. No trimestre, as vendas atingiram R$ 6,3b, crescendo 12,9% a/a e +22,0% vs 4T19.

Ventos contrários! Durante o 4T, tivemos dois eventos que pararam o Brasil: copa do mundo e eleições. Nesses 7 dias (5 de jogos do Brasil e 2 domingos de eleições), é natural que o movimento dos shoppings caia significativamente, impactando o comparativo anual. Excluindo os efeitos dos dois eventos, o crescimento anual teria sido de 15,4% (2,5pp mais alto).

Tudo normal, menos o preço. O ano de 2022 como um todo foi muito positivo para a Multiplan. Foi demonstrado que a pandemia foi superada e que os shoppings continuam presentes no dia a dia, seja como forma de lazer ou centro de compras. Mesmo assim, a Multiplan negocia hoje com o menor múltiplo dos últimos 5 anos: 11,8x P/FFO. A única outra vez que ela negociou próximo a esse múltiplo foi há exato 1 ano (7/jan/2022), para depois subir mais de 20% no mês seguinte. Desta vez, o que está travando sua cotação é o ambiente fiscal incerto.

3R Petroleum (RRRP3): Mudança no Top Management!

Barata voa! A empresa anunciou novo CEO: Sr. Matheus Dias, substituindo Sr. Ricardo Savini. Os executivos Sr. Jorge Lorenzon (Produção) e Pedro Grijalba (operações) também deixam a cia.

Mas por que? De acordo com a mídia local, o grande motivo estaria relacionado a evolução da produção da empresa, que tem ficado abaixo do esperado mês a mês.

O que achamos? Apesar de ainda precisarmos de mais informações, a idéia de focar em produção não nos parece ruim. Vamos aguardar novas informações sobre os planos dos novos executivos.

SAÚDE
Operadoras vs. SUS

Nísia Trindade, nova ministra de saúde do governo Lula, encomendou um levantamento dos valores e condições de ressarcimento ao SUS que as operadoras de planos de saúde devem fazer quando seus beneficiários utilizam o Sistema Único de Saúde. O ressarcimento dos gastos de beneficiários para o setor público representa um importante vetor de financiamento para o SUS, assim como um alto custo para algumas operadoras. Caso a nova liderança do ministério da saúde escolha rever essa relação, poderemos ver impactos negativos nas operadoras de planos de saúde privados, e acreditamos que de nossa cobertura a mais afetada deve ser a Hapvida. (Valor e Genial)

BBAS3 | PETR4
Lei das Estatais

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não priorizará fazer qualquer mudança na Lei das Estatais em 2023. A avaliação é que mexer com o tema traria instabilidade para o país e agitaria o mercado. (Poder 360)

ELET3
Ações PNA (ELET5)

Conselho da empresa decidiu por tirar da pauta a deliberação sobre o resgate das ações preferenciais classe A devido ao ofício recebido pela CVM. Notícia é negativa porque atrasa ainda mais a migração da empresa para o Novo Mercado (Genial e Bloomberg).

HBRE3
Dynamo sai do controle

Hélio Borenstein adquire 5,8 milhões de ações ON emitidas pela HBR Realty do FIP Dynamo e encerra acordo de acionistas, assumindo controle exclusivo da empresa. (BDM e Genial)

OIBR3
Reorganização à vista

Oi está planejando separar Oi Fibra, sua principal fonte de lucro, em uma nova empresa independente. Com o nome temporário de ClientCo, a nova empresa poderá contar com sócios no futuro, mas a Oi ainda ficaria com o controle de 70% da empresa. (Estadão e Genial)

De olho na economia

As mensagens contidas na ata do FOMC
A ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) divulgada ontem (04/01) relativa à reunião dos dias 13 e 14 de dezembro trouxe elementos tanto “dovish” (um par de dirigentes avaliar que o balanço de riscos para a inflação está mais equilibrado) como “hawkish” (nenhum dirigente se mostrou a favor de redução de juros em 2023). Embora a ata tenha se mostrado bem categórica em relação a esse ponto, o mercado ainda continua a atribuir alguma probabilidade de que haja queda de juros nesse ano.

O documento foi interpretado como relativamente mais duro do que o de novembro, e assim deseja o Comitê, que não quer que a “flexibilização injustificada” das condições financeiras se repita de novo. Caso ocorresse, isso agiria na direção contrária do trabalho que o Fed vem fazendo de aumentar as taxas de juros para restaurar a estabilidade de preços. A ata ainda fez questão de reforçar a mensagem que a interpretação equivocada do mercado de que uma redução do ritmo de aperto monetário (de 75bps para 50bps) se traduziria em uma taxa terminal mais baixa pode forçar a autoridade monetária a ter de elevar ainda mais os juros, aumentando a chance de uma recessão em 2023. Por outro lado, vários membros chamaram a atenção para que o processo de combate à inflação aconteça sem que se incorra em grandes perdas a atividade econômica, trecho que agradou bastante os investidores.

Em suma, embora a ata tenha sinalizado que novos aumentos de juros serão necessários nas próximas reuniões, a trajetória futura para a “fed funds rate” (uma alta de 50bps na reunião de fevereiro e 25bps na de março, ou então de três altas de 25bps seguidas) até alcançar a taxa terminal de 5,25% (limite superior) prevista pelos membros do Fed ainda é desconhecida. O conteúdo da ata contribuiu para aumentar um pouco as apostas na repetição de uma alta de 50bps na reunião de fevereiro, a despeito da mediana das estimativas dos analistas ainda ser de uma alta de 25bps.

Renda Fixa

O processo de elevação dos prêmios de risco dos ativos de renda fixa continuou nesta quarta-feira, com as curvas de juros fechando com alta nas taxas dos DIs futuros, com destaque para o DI que vence em janeiro/2027, que considerando todos os dias dessa primeira semana do ano, já subiu 80 bps.

Seguimos em um ambiente altamente negativo e incerto, com o novo governo “batendo cabeça” em alguns temas e anunciando medidas perigosas em diversos outros nichos da sociedade e da economia.

Cripto

Para receber a nossa newsletter exclusiva semanal, com os principais acontecimentos, carteira recomendada cripto e trade ideas, cadastre-se aqui. Não perca também as principais movimentações e notícias do mercado cripto em nosso canal de Telegram.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações