Política

Publicado em 21 de Junho às 11:13:46

Pesquisa Genial/Quaest: Avaliação do Governo Lula e da conjuntura

A Genial, em parceria com a Quaest, divulgou mais uma rodada da pesquisa quantitativa de avaliação do Governo Lula e demais aspectos políticos, econômicos e de governabilidade. O estudo tem por fim medir como a população avalia a atuação do presidente e demais assuntos de seu mandato.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi feito entre 15 e 18 de junho por meio de entrevistas presenciais e com aplicação de questionário. O público respondente total foi de 2.029 brasileiros com 16 anos ou mais. O nível de confiança deste levantamento é de 95% e a margem de erro pode variar 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Aprovação do Governo Lula

A aprovação do Governo, que caiu no último levantamento, voltou a subir, mas se manteve estável em relação ao primeiro mês da pesquisa. Dos entrevistados, 56% aprova a atuação do presidente, enquanto 40% desaprova.

Abrindo os números, a aprovação do Governo se manteve estável em 71% na região Nordeste. Os destaques ficam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste/Norte. Na primeira, a aprovação saltou para 51%, rompendo os 48% da pesquisa de abril. No Centro-Oeste/Norte, o crescimento foi de 10 pontos percentuais para 56%.

O Sul do Brasil é a única região em que a aprovação e a reprovação do Governo empatam na margem.

Avaliação do Governo Lula

Na comparação com o último levantamento feito em abril, os números se mantiveram estáveis, oscilando dentro da margem. O Governo foi avaliado como positivo por 37% dos entrevistados, enquanto 27% o considera negativo. A maior movimentação foi na avaliação regular, que saiu de 29% na última rodada para 32%, um pequeno crescimento fora do intervalo de erro.

Na frente religiosa, Lula conseguiu aumentar sua aprovação entre os cristãos em 5 pontos percentuais. O avanço é positivo para o presidente que tem como objetivo melhorar sua avaliação entre os evangélicos, uma vez que o grupo representa grande parte da base eleitoral de Jair Bolsonaro.

Economia

No tema economia, 46% dos entrevistados consideram que o Brasil está na direção certa, enquanto 41% diz que o país está no caminho errado. Quanto ao sentimento de melhora no último ano, o salto foi de 23% para 32%.

Outras análises

A pesquisa Genial/Quaest analisa ainda outros aspectos da nova gestão, como políticas de subsídio, reforma tributária e relações internacionais, assim como a relação de Lula com o Congresso.

Para ficar por dentro dos eventos que podem ter contribuído para o resultado desta rodada da pesquisa, assista à entrevista de Denise Barbosa, jornalista da Genial, com José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial, e Felipe Nunes, CEO da Quaest e responsável pelo levantamento. É só clicar aqui!

Para ter acesso a todos os números da pesquisa, acesse o documento completo neste link.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações