Após o encerramento do pregão da terça-feira (25), o Grupo Carrefour Brasil divulgou sua prévia de vendas do 3º trimestre de 2022 – em versão preliminar e não auditada. O grupo mostra mais um trimestre de grande execução operacional, que em nossa visão, deve se consolidar como o resultado mais forte do setor neste trimestre.
Em visão consolidada (inc. gasolina), o grupo registrou uma receita bruta de R$ 29,3b (+41,4% a/a; LfL +10,9% a/a). A adição do Grupo BIG foi responsável pelo crescimento de quase 27% desse crescimento total. Grande destaque para recuperação de vendas no varejo, comentaremos mais a respeito logo abaixo.
Mantemos a nossa recomendação de COMPRA para as ações do Carrefour (ticker CRFB3), com preço-alvo de R$ 22. Vale destacar que esse target ainda não incorpora as expectativas quanto ao ganho de sinergia com a aquisição do Grupo BIG. Em breve publicaremos um re-rating a respeito!
Atacadão não para de crescer
Ao infinito e além. O Atacadão registrou um faturamento bruto de R$ 17,8b (+15,1% a/a; LfL +10,5% a/a) no 3T22. Com um indicador de “vendas de mesmas lojas” em duplo dígito, a bandeira de atacarejo mostra uma performance um pouco superior ao seu principal concorrente, Assaí (ticker ASAI3).
O número nos surpreende, uma vez que o Atacadão tem grande força de venda no público B2B, e este mudou completamente o seu comportamento de compra ao longo do trimestre (conforme comentado na prévia de resultados para o Assaí), realizando-a de maneira fracionada.
Durante o 3T22 foram inauguradas 6 novas lojas Cash & Carry, totalizando 268 unidades de Autosserviço e 33 Atacados de Entrega. Até o final de 2022 devemos ver mais 91 inaugurações para essa bandeira, sendo 20 aberturas orgânicas, 58 conversões Maxxi (4 já convertidas) e 13 conversões BIG Hiper.
Varejo: Inflexão no mix não-alimentar?
As vendas brutas do Carrefour Varejo (inc. gasolina) atingiram R$ 5,9b (+55,7% a/a; LfL +12,3% a/a). Com uma melhora sequencial, a performance desse canal ganhou força com a recuperação no faturamento de itens não-alimentares − principalmente com a venda de eletroeletrônicos, que mostra a primeira recuperação desde o 1º trimestre de 2021, crescendo em LfL de 11,6% a/a.
Todas as três categorias do não-alimentar (Bazar, Eletroeletrônicos e Têxtil) cresceram nesse trimestre, faturando R$ 1,83b no período. As vendas de itens alimentares continua mostrando força, crescendo a 10,7% a/a e registrando vendas de R$ 3,37b.
Em uma comparação anual, os produtos de marca própria ganha ainda mais participação na receita do varejo, com uma penetração de 19,8% no 3T22 (+1,8 p.p. a/a), mostrando grande relevância na cesta do consumidor em um ambiente inflacionário.
Banco Carrefour reacelerando
O faturamento total do Banco Carrefour atingiu R$ 13,3b (+8,7% a/a; +3,2% t/t), mantendo um crescimento tanto no cartão de crédito Carrefour (+6,4% a/a) quanto no Atacadão (+10,2%).
Com isso, a carteira de crédito do banco atingiu R$ 17,9b no período (+24,5% a/a; 6,5% t/t), apresentando uma ‘reaceleração’ após uma abordagem mais restritiva no final do ano passado.