Home > Análises de Mercado > As maiores ações pagadoras de dividendos em 2022

Publicado em 25 de Janeiro às 09:27:54

As maiores ações pagadoras de dividendos em 2022

Empresas do IBOV que terminaram o ano de 2021 com o maior dividend yield

Diferentemente do ano de 2020, o ano de 2021 foi melhor para aqueles investidores que tem seu foco em renda passiva. Ao longo do ano, a maioria das empresas ligadas a commodities apresentaram boa geração de caixa e acabaram remunerando muito bem seus acionistas.

A forte alta nas commodities metálicas acabou premiando os investidores de siderurgia e mineração, destaque para Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4 e GGBR3) e Usiminas (USIM5). Além disso, a Metalúrgica Gerdau (GOUA4), holding que controla a Gerdau S.A. e a Bradespar (BRAP4) holding controlada pelo Bradesco que investe em Vale, também surfaram essa onda e acabaram pagando bons dividendos no ano de 2021.

No setor de alimentos, o ciclo positivo do gado nos EUA e câmbio favorável contribuíram para uma forte geração de caixa dos frigoríficos JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), que tem a maior parte de suas operações no mercado americano. Esses fatores, combinados ao baixo nível de alavancagem, permitiram uma boa distribuição de lucros aos acionistas.

Outro setor que teve boa performance no ano foi o de óleo e gás. Toda reestruturação interna e desinvestimentos feitos pela Petrobras (PETR4 e PETR3) começaram a dar resultados. A paridade de preços, em relação do barril no mercado internacional durante a alta do petróleo, colaborou para que a empresa gerasse um volume robusto de caixa. Mesmo com toda volatilidade na bolsa brasileira, a empresa conseguiu ser destaque no quesito de remuneração aos acionistas.

Maiores pagadoras de dividendos dos últimos 5 anos do IBOV:

Antes de analisarmos quem são as possíveis campeãs no quesito dividendos para o próximo ano, é importante sabermos quais empresas foram destaque nos últimos 5 anos. Como análise retroativa, utilizaremos o valor de mercado das companhias no primeiro dia útil do ano e no dia 21/12/2021.

Por conta das incertezas decorrentes da pandemia, alguns setores mais perenes acabaram optando por não pagar tantos dividendos em 2020, mas em 2021 acabaram recompensando seus acionistas. A seguir são apresentados os dividendos pagos por ação das empresas que compõem o índice Bovespa em 2021:

Maiores pagadoras de dividendos em 2022:

Com o cenário desafiador para este ano, o fator juros no Brasil e no mundo deverá influenciar bastante nas estratégias das empresas sobre a distribuição de dividendos.

Esperamos que o setor ligado às commodities deve continuar como destaque na distribuição de dividendos por conta do ciclo positivo das commodities, o que possibilita uma forte geração de caixa, ao mesmo tempo que não foram feitos grandes investimentos nos últimos anos para aumento da capacidade produtiva.

Por outro lado, setores influenciados no ano passado pela movimento de alta da Selic (Construção Civil, Varejo e Small Caps) devem aproveitar esse ano para manter seus níveis de alavancagem ao mesmo tempo que querem estar disponíveis para eventos de M&A (Fusões e Aquisições), e assim não devem ser destaque na distribuição de dividendos. Esperamos que grandes bancos mantenham suas políticas de distribuição de proventos, para atrair investidores mais conservadores em um ano de grande volatilidade. O mesmo movimento deve ocorrer no setor elétrico, com destaque para as transmissoras de energia, que seguem sendo beneficiadas pela inflação mais alta.

A seguir são apresentadas as projeções de dividendos do consenso para as empresas que compõem o índice Bovespa em 2022:

Gostou do relatório? Deixe seu comentário!

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações