Home > Análises de Mercado > Pós-Temporada de Balanços: A reação do mercado em números (1T22)

Publicado em 24 de Maio às 18:56:08

Pós-Temporada de Balanços: A reação do mercado em números (1T22)

A temporada de resultados do 1° trimestre de 2022 chegou ao fim e fizemos um comparativo entre as expectativas do Mercado e da Genial com o realizado pelas empresas. Além disso, analisamos o desempenho dos ativos e setores cobertos pelo time do Genial Analisa nos pregões anteriores e posteriores às divulgações destes resultados.

Expectativas e resultados

A tabela 1 traz a soma das Receitas Líquidas, EBITDA e Lucro Líquido por setores. Comparamos as expectativas do Mercado e do time do Genial Analisa com os resultados divulgados.

Tabela 1

Em relação à Receita Líquida, os resultados vieram 2,6% acima das expectativas tanto do Mercado quanto da Genial; quanto ao EBITDA, enquanto o realizado superou em 6,2% as expectativas do Mercado, os resultados totais ficaram -1,2% abaixo dos projetados pela Genial; o Lucro Líquido frustrou tanto o Mercado quanto o time da Genial, com um realizado de -2,6% e -1,4% dos projetados, respectivamente.

A tabela 2 a seguir dá um panorama se os resultados do 1º trimestre de 2022 vieram abaixo ou acima das expectativas do Mercado e do Time da Genial.

Tabela 2

Para o Mercado, os resultados, em geral, vieram acima do esperado. Cerca de 57% dos setores superaram a Receita Líquida estimada e 73%, o EBITDA. Já 50% superaram as estimativas de Lucro Líquido. Para o time da Genial Analisa, tivemos frustrações nas três variáveis: Receita Líquida com 57% dos setores frustrando o estimado, EBITDA com 53% e Lucro Líquido, 57%.

Pregão anterior, pregão seguinte

A temporada de resultados tende a mexer com os preços dos ativos, especialmente nos pregões anteriores e posteriores às suas divulgações. Na tabela 3, fizemos um levantamento de como os setores cobertos pelo time do Genial Analisa se comportaram nestes pregões na média e também os comparamos ao desempenho do IBOVESPA.

Tabela 3

Na tabela 4, analisamos a média dos retornos das ações nos pregões anteriores à divulgação dos resultados com base nas expectativas vs realizado de Receita, EBITDA e Lucro Líquido, tanto do Mercado como do time do Genial Analisa.

Tabela 4

Na tabela 5, analisamos a média dos retornos das ações nos pregões posteriores à divulgação dos resultados com base nas expectativas x realizado de Receita, EBITDA e Lucro Líquido, tanto do Mercado como do time do Genial Analisa.

Tabela 5

É curioso repararmos que os retornos das ações cobertas pelo time da Genial Analisa, salvo algumas exceções, tiveram melhores desempenhos nos pregões anteriores à divulgação dos resultados do que nos pregões posteriores, independentemente da superação ou frustração das expectativas destes resultados.

Conclusão

Os resultados do 1° trimestre de 2022 mostraram a forte capacidade das empresas brasileiras listadas em bolsa em se adequar ao contexto macroeconômico e às dificuldades do cenário (inflação alta e baixo crescimento econômico). Se fizermos uma avaliação ampla, apenas metade dos setores conseguiu superar as expectativas do mercado olhando para as receitas, porém, sobre a avaliação do EBITDA, potencial de geração de caixa, a maioria das empresas surpreendeu o mercado e o time do Genial Analisa.

Sobre as antecipações que o mercado tentou fazer sobre os resultados, ficou evidente que aqueles setores em que existia uma unanimidade sobre números positivos como o de Commodities, foram os que melhor performaram antes da divulgações dos balanços, ao mesmo tempo em que ocorreu o famoso “sobe no boato e cai no fato” com desempenho negativo após a divulgação. Me chamou atenção o setor de tecnologia, com efeito inverso, já teve desempenho negativo antes da divulgação e performance positiva posteriormente. Lembrando que existia uma expectativa negativa, ao contrário do setor de commodities que detinha todo o “favoritismo” para esse trimestre.

Em relação aos itens monitorados, Receita, EBITDA e Lucro Líquido observamos que o item receitas teve efeito oposto na reações do preços das ações, com melhor desempenho para aquelas empresas que divulgaram números abaixo das expectativas. Já sobre o item EBITDA temos que as reações foram as mais condizentes e expressivas com o resultado divulgado, mostrando que é um dos fatores mais observados e monitorados em uma temporada de balanços pois traduz a capacidade da empresa no seu potencial de geração de valor.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações