Avaliação dos Resultados
ODONTOPREV (ODPV3): Sem muitas surpresas. Comparar o atual trimestre de empresas do setor com o mesmo período do ano passado, é covardia. O 2T20 foi muito beneficiado pela pandemia, já que a sinistralidade das empresas caiu vertiginosamente. Porém, apesar da queda do lucro no período, Odontoprev mostrou que está fazendo seu dever de casa no que tange a captações líquidas. A empresa foi capaz de adicionar 152k vidas no seu portfólio, sendo que 145k foram no segmento corporativo, muito ajudado pelo seu canal bancário do Bradesco. Com esse resultado em linha com nossas estimativas, nossa tese sobre a empresa não sofre impacto algum no curto prazo.
PÃO DE AÇÚCAR (PCAR3): Considerando uma forte base de comparação do ano passado e as restrições ainda em vigor da pandemia, não foi surpresa os resultados apresentados neste tri. Destacamos a queda a/a da receita líquida (-5,3%), EBITDA (-7,7%) e lucro líquido (-95,9%), mas quando comparado com o 2T19, enxergamos valores superiores em todos esses indicadores. Destacamos ainda a expansão do seu ecossistema digital, que apresentou recorde de vendas online no Brasil, implicando em uma valorização a/a de 32%.
ODONTOPREV (ODPV3): Lucro em linha com nossas expectativas
Odontoprev reportou lucro líquido de R$86,6 no segundo trimestre, implicando uma queda de 25,6% a.a. e de 20,3% t.t, bem em linha com nossas expectativas. O lucro mais baixo, é decorrente principalmente pelo aumento de gastos, mais especificamente pelo aumento de sinistros no período, o que elevou a sinistralidade da empresa aos patamares dos 40%.
Pontos Positivos
- Adição líquida veio forte, com o aumento de 152k vidas em comparação com o trimestre anterior, impulsionado pelo segmento corporativo.
- Receita financeira aumentou mais de 600% na comparação anual para R$8,2 milhões, com a estratégia de migração das aplicações financeiras do ativo circulante para títulos de longo prazo.
Pontos Negativos
- Ticket médio consolidado voltou aos patamares de 2018, para R$20,43.
- Sinistralidade caixa subiu 4.8 pp na comparação trimestral e 5.8 pp na comparação anual para 40%. Apesar do índice mais alto, o nível permaneceu abaixo dos níveis históricos.
PÃO DE AÇÚCAR (PCAR3): Pão Sem Açúcar
Impactado pelas novas restrições impostas para conter a nova onda da pandemia, aliada à um base de comparação extremamente desafiadora, observamos números que deixaram a desejar quando comparado ao 2T20, mas continuam superiores quando comparamos à níveis pré-pandêmicos. Olhando para o GPA Brasil, observamos uma queda no volume de vendas (-12,1%) e nas vendas ‘mesmas lojas’ (-10,5%) ressaltado pelo fechamento de lojas nos finais de semana e redução dos horários de funcionamento. Entretanto, destacamos a expansão do canal online (32% a/a), diretamente ligado ao crescimento de sua omnicanalidade e expansão das parcerias com os entregadores ‘last milers’, além do bom desempenho dos formatos de proximidade, destacando o Minuto Pão de Açúcar e o sucesso do Programa Aliados, que segue ampliando o número de parceiros.
Pontos Positivos
- Expansão das vendas online em todos os países de atuação.
- Maturação dos novos conceitos de supermercados
- Bom desempenho na operação dos formatos de proximidade no Brasil.
- Retomada do plano de expansão de lojas prevista para o 2º semestre, com expectativa de 50 novas lojas nos próximos 3 anos.
Pontos Negativos
- Desempenho operacional inferior, impactado pelas novas restrições e uma base de comparação extremamente desafiadora