Publicado em 09 de Setembro às 17:59:26
Identificar as melhores oportunidades para uma carteira de ações através de uma avaliação qualitativa de empresas (Análise de Fatores – Factor investing) e, que assim, possam facilitar o processo de escolha de acordo com o perfil e objetivos de cada investidor. Investimento fatorial é uma abordagem de investimento que envolve direcionar características quantificáveis da empresa ou “fatores” que podem explicar as diferenças nos retornos das ações. Nosso algoritmo de precificação, Genial Optimum Market Analysis ou GENOMA nos auxilia nessa tarefa tão complexa.
⚠️Obs.: As recomendações ou preços-alvo podem não ser as mesmas das análises feitas no Genial Analisa, por utilizar de uma metodologia diferente.
A grande dificuldade hoje do mercado recai sobre o tamanho e efeitos de uma política monetária mais restritiva no mundo desenvolvido. Europa segue com problemas sérios relacionados ao custo da energia, China está com a economia bastante frágil, especialmente o setor imobiliário, ao mesmo tempo em que os EUA seguem com sinais mistos. Brasil aparece como surpresa, com o mercado se preparando para uma redução da Selic no começo de 2023 e com as eleições cada vez mais próximas. Seguimos com postura conservadora, porém, de olho em oportunidade assimétricas: reduzindo ainda mais nossa exposição em commodities e aumentando nossa exposição em ações ligadas à economia local. Houve uma revisão para cima da pontuação alvo para o Ibovespa no final de 2022 após temporada de balanços e dados macroeconômicos positivos.
Seguimos com uma visão de cautela para a economia global diante do cenário inflacionário na Europa, política monetária restritiva no mundo desenvolvido e sinais de fragilidade da economia chinesa.
Europa: A forte alta dos preços de energia elétrica na Zona Euro indicam que a inflação na região pode ficar na casa dos dois dígitos por algum tempo, ao mesmo tempo em que a necessidade de subida de juros com impacto em países com políticas fiscais distintas deverá ser um grande desafio.
China: os últimos dados sobre inflação reacenderam no mercado a visão de que existe espaço para novos estímulos monetários, porém, nossa visão é que a economia chinesa segue com problemas sérios, onde podemos citar: (1) crise no setor imobiliário (2) alto nível de desemprego entre os mais jovens (3) crise sanitária ainda provocada pela Covid-19. Estamos vigilantes e no aguardo de dados mais robustos sobre uma melhora da economia afim de retornarmos com nosso posicionamento em commodities.
Estados Unidos: os membros do Fed têm emitido diversos alertas sobre os desafios que serão enfrentados para combate à inflação. Nossa visão é de que o remédio amargo que será necessário para que a inflação retorne para sua meta deverá atingir o mercado de trabalho, que hoje segue bastante sólido. Mesmo com o pior do cenário da inflação ficando para trás, ainda será necessário um taxa de juros mais alta, e por mais tempo para que esse objetivo seja alcançado.
Nosso time Macro fez um relatório completo trazendo as expectativas sobre a economia brasileira: Cenário Macroeconômico – Ago/2022: Remando contra a maré
Acreditamos que o Brasil está bem encaminhado e posicionado para uma redução da Selic em 2023. Ainda não podemos descartar o risco Eleições, porém, como é algo que ainda está em aberto, faremos uma atualização caso aconteça uma mudança significativa em nossas expectativas. Para o próximo governo será de suma importância uma sinalização de compromisso fiscal para que os ativos brasileiros continuem se destacando.
Elevamos nossa precificação alvo para o Ibovespa em 2022 após uma temporada de balanços acima das expectativas e melhores dados macroeconômicos. Nosso modelo traz uma pontuação justa para o Ibovespa na faixa dos 117.000, porém, como estamos otimistas com o cenário doméstico escolhemos a faixa de precificação acima do neutro em 124.329, não fosse o cenário externo mais desafiador, poderíamos escolher a faixa superior em 131.643, que poderia ser alcançada em cenário construtivo para Brasil e mundo. Nossas estimativas podem serem alcançadas no caso de uma deterioração dos fundamentos locais com a vitória nas eleições de candidatos sem o compromisso fiscal, ou de uma situação externa pior do que o esperado hoje, onde temos a China numa situação delicada e/ou uma possível necessidade de um ajuste monetário mais intenso nos EUA.
As quatro trocas que foram feitas para essa atualização buscaram três objetivos principais: (1) Redução da exposição em commodities (GGBR4), (2) temporada de balanços abaixo das expectativas (AESB3), (3) baixo potencial de valorização de acordo com nosso modelo de precificação (JHSF3, RAIL3). Temos agora como novas recomendações B3SA3, CRFB3, BPAC11 e ELET3.
Conservador | O investidor considerado conservador é aquele que prefere não correr riscos na valorização do dinheiro que decidiu aplicar. |
Moderado | O investidor moderado é aquele que aplica uma parte dos seus recursos em investimentos com maior risco com o objetivo de obter retornos financeiros acima da média no longo prazo, sem abrir mão de ter parte do seu patrimônio em investimentos mais conservadores. |
Arrojado/Agressivo | Arrojado ou Agressivo é aquele investidor que aceita com tranquilidade os riscos de variação em seus rendimentos/retornos ou até mesmo alterações em seu capital investido inicialmente afim de ter um retorno acima da média no longo prazo. |
Conservador | LOWVOL e DYIELD |
Moderado | VALUE e QUALITY + (classes do conservador) |
Arrojado/Agressivo | GROWTH e MOMENTUM + (classes do conservador/moderado) |
Este relatório não indica preço de saída no caso de as ações estarem abaixo do preço de compra, pois acreditamos que uma saída deve ocorrer se houver a perda do fundamento e não atrelada, necessariamente, a rentabilidade. Portanto, uma saída será recomendada se houver necessidade na próxima edição deste relatório. Acreditamos também que o cliente pode definir, caso queira, qual seria o preço da saída se o investimento feito não traga uma rentabilidade desejada. Por exemplo, o investidor pode definir como prejuízo máximo, um retorno negativo de 10%.
Este relatório tem por objetivo apresentar uma atualização do cenário macroeconômico e corporativo após a divulgação dos dados trimestrais das empresas. Expectativa de atualização para os meses de abril, junho, agosto e dezembro. Esses prazos podem sofrer modificações, a depender das condições de mercado e/ou calendário de balanços corporativos.
NOME | Nome da Empresa |
TICKER | Código Bolsa |
P/L | Múltiplo Preço/lucro que representa o número de anos necessários para se obter o valor pago pela ação por intermédio dos lucros distribuídos. Quanto menor, mais descontado o preço da ação. |
P/VPA | Múltiplo P/VPA é do que preço da ação dividido pelo seu valor patrimonial. Ou seja, o valor do Patrimônio Líquido (PL) por ação. Quanto menor, mais descontado o preço da ação. |
DY (12M) | Retorno em percentual sobre a distribuição de proventos nos últimos 12 meses. Uma empresa com DY (12M) de 6% pode ser considerada uma excelente pagadora de proventos, com distribuição acima da média do mercado. |
BETA | O beta de uma ação indica se ela é mais ou menos volátil do que o mercado como um todo. Quanto menor o indicador, menor deve ser a oscilação em períodos de depressão ou euforia dos mercados. Investidores mais conservadores devem buscar por ações com beta menor, por outro lado os mais agressivos devem buscar por ações com beta maior. |
ÚLTIMO | Preço de Fechamento com base na data de referência do relatório, 09/09/2022. |
PREÇO-TETO | Indica até qual o preço a ação oferecerá potencial de retorno acima da média do mercado (Ibovespa). Sua ausência indica que a ação recomendada apresenta potencial de alta menor que o benchmark (Ibovespa). |
PREÇO-ALVO | Preço-Alvo para os próximos 12 meses. |
UPSIDE | Potencial de retorno até o preço-alvo. |
SETOR I | Setor de atuação da empresa. |
SETOR II | Segmento da empresa ou característica de seu meio de atuação/exposição. |
Abertura: Preço de Abertura no início da recomendação; Fechamento: Preço de Fechamento em 09/09/2022; Máximo: Maior preço alcançado pelo ativo entre desde o início da recomendação até 09/09/2022. Retorno (%): Retorno bruto entre 22/06/2022 (abertura) e 09/09/2022 (fechamento); Retorno Acum (%): Retorno acumulado durante todo o período de recomendação do ativo.
As ações listadas em nosso Stock Guide já foram recomendadas em versões anteriores. Esse guia, portanto, deve ser utilizado apenas por investidores que desejam permanecer investidos em ações que já não fazem mais parte das nossas recomendações mais recentes. Ações que não apresentam informações sobre o preço teto sinalizam que o potencial de retorno é menor do que o Ibovespa dentro do cenário base.
⚠️ IMPORTANTE: Esse quadro não é uma recomendação, ele serve apenas como informativo (guia) para aqueles investidores que decidiram permanecer com ações recomendas em versões anteriores. Os preços-alvo refletem um modelo quantitativo de expectativas e não tem nenhuma relação com as recomendações e preços do portal GENIAL Analisa.