Arthur Guimaraes

Carteiras Recomendadas > Previdência > Carteira Recomendada > Carteira Previdência Balanceada – Julho 2025

Publicado em 07 de Julho às 09:00:00

Carteira Previdência Balanceada – Julho 2025

Comentário dos Analistas

O mês de junho foi marcado por continuidade no cenário econômico, com poucas novidades relevantes em relação ao que já se desenhava ao final de maio. A conjuntura segue sendo de resiliência, tanto no Brasil quanto no exterior, embora sinais de desaceleração comecem a surgir no panorama global.

No Brasil, a inflação segue em trajetória de desaceleração, o que contribuiu para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 15% ao ano. O comunicado da autoridade monetária reforçou a sinalização de que os juros devem permanecer nesse patamar por mais tempo do que o inicialmente previsto. A política fiscal continua sendo o principal vetor de incerteza: o Congresso derrubou as novas regras do IOF, mas o governo recorreu ao Judiciário para tentar reverter a decisão. Além disso, foram divulgadas novas regras de Imposto de Renda para investimentos, em meio a uma agenda que combina aumento de gastos com esforços para elevar a arrecadação.

No cenário internacional, o Banco Mundial revisou para baixo a projeção de crescimento global em 2025, agora estimada em 2,3% — o menor ritmo desde 2008, desconsiderando períodos de recessão. Apesar da desaceleração, fatores geopolíticos contribuíram positivamente para os mercados: a trégua entre Irã e Israel e a redução temporária de tarifas por parte dos Estados Unidos ajudaram a impulsionar os ativos de risco e enfraquecer o dólar. As atenções seguem voltadas para o Federal Reserve, com o mercado já antecipando cortes de juros, embora a expectativa seja de que eles só comecem em 2026.

Diante desse cenário de estabilidade relativa e ausência de mudanças estruturais significativas, optamos por não realizar alterações nas carteiras recomendadas neste mês.

Introdução

As carteiras de previdência foram criadas para fornecer uma estratégia de alocação mais clara para os investidores, com o objetivo de direcionar seus investimentos no longo prazo. A alocação estratégica dessas carteiras tende a ser estável, sem mudanças drásticas mês a mês. Isso ocorre porque, embora os custos de mudança em previdência sejam baixos — já que não há cobrança de Imposto de Renda na portabilidade entre fundos —, é importante manter uma estrutura consistente ao longo do tempo.

O horizonte de investimento das carteiras de previdência é, em geral, de 24 meses ou mais. Para prazos menores, há produtos mais vantajosos em termos tributários. Além disso, a composição das carteiras de previdência é geralmente focada em renda fixa, multimercados e ações, onde as vantagens tributárias são mais expressivas, especialmente em investimentos de longo prazo.

Não é necessário fazer o rebalanceamento da carteira a cada nova divulgação. O ideal é fazer a cada 6 meses ou 1 ano ou sempre que a carteira desviar muito da carteira objetivo.

Para conhecer mais vantagens da previdência, clique aqui.

Objetivo da carteira

A carteira foi construída com o objetivo de ter retorno próximo a CDI+1,0%, volatilidade inferior a 1,00% e exposição a crédito privado é limitada a 60% do PL. O horizonte investimentos é de 36 meses.

Backtest

Para construção da carteira, foram analisadas diversas janelas móveis desde de 2009 com base no benchmark das classes. Historicamente, essa composição tem um retorno de CDI+1,02% e volatilidade de 0,89%. No horizonte sugerido, o retorno da alocação bateu o CDI 100% das vezes.

Composição

A partir do asset allocation são escolhidos os produtos para compor a carteira. A partir de R$ 12.000 é possível ter um carteira diversificada e líquida para aproveitar as vantagens da previdência privada.

Um dos principais atrativos da previdência é sua liquidez. Isso porque os planos voltados para investidores em geral têm um prazo limite de resgate de até 10 dias úteis, conforme regulamentação da SUSEP, após o período de carência que costuma ser de 60 dias.

O cliente tem a flexibilidade de iniciar sua carteira do zero, com aportes e contribuições mensais, ou ainda pode modificar sua alocação por meio de portabilidade, transferindo recursos entre os fundos conforme sua estratégia de investimento.

Abaixo a composição da carteira para o mês de julho.

Resultados

Data de referência para a carteira: 29/12/2023 a 30/06/2025

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica