Arthur Guimaraes

Carteiras Recomendadas > Previdência > Carteira Recomendada > Carteira Previdência Performance – Abril 2025

Publicado em 07 de Abril às 08:59:00

Carteira Previdência Performance – Abril 2025

Comentário dos analistas

O mês de março foi marcado por poucas novidades em relação ao que falamos na carteira do mês passado, mas abril já começou com forte movimento, especialmente com os anúncios de tarifas pelo governo Trump. Apesar disso, o cenário geral segue muito similar ao que discutimos no mês passado.

O Brasil, embora ainda enfrente sinais de desaquecimento econômico, conseguiu se sair relativamente bem com os recentes anúncios do governo Trump, não sendo um dos países mais prejudicados. Isso coloca o Brasil em uma posição favorável na guerra tarifária entre China e EUA. Além disso, os sinais de desaquecimento da economia ajudam a aliviar a pressão sobre a curva de juros do país.

O Federal Reserve (Fed) dos EUA normalmente responderia ao cenário atual com cortes de juros para estimular a economia. No entanto, a inflação subjacente continua elevada, e o impacto das tarifas tende a agravar essa pressão de preços, o que limita as ações do banco central. Dessa forma, o cenário atual é de baixo crescimento, inflação persistente e juros elevados por um período mais longo – uma combinação desfavorável para ativos de risco.

Neste mês, fizemos uma pequena alteração, que já havíamos mencionado anteriormente: aumentamos nossa exposição a crédito privado pós-fixado, investindo em fundos de gestoras sólidas. Acreditamos que, com a pressão diminuída sobre a curva de juros, podem surgir boas oportunidades em empresas que estavam enfrentando dificuldades financeiras.

Introdução

As carteiras de previdência foram criadas para fornecer uma estratégia de alocação mais clara para os investidores, com o objetivo de direcionar seus investimentos no longo prazo. A alocação estratégica dessas carteiras tende a ser estável, sem mudanças drásticas mês a mês. Isso ocorre porque, embora os custos de mudança em previdência sejam baixos — já que não há cobrança de Imposto de Renda na portabilidade entre fundos —, é importante manter uma estrutura consistente ao longo do tempo.

O horizonte de investimento das carteiras de previdência é, em geral, de 24 meses ou mais. Para prazos menores, há produtos mais vantajosos em termos tributários. Além disso, a composição das carteiras de previdência é geralmente focada em renda fixa, multimercados e ações, onde as vantagens tributárias são mais expressivas, especialmente em investimentos de longo prazo.

Para conhecer mais vantagens da previdência, clique aqui.

Objetivo da carteira

A carteira foi construída com o objetivo de ter retorno próximo a CDI+2,0%, volatilidade inferior a 6,00% e exposição a crédito limitada a 60% do PL. O horizonte investimentos é de 60 meses.

Backtest

Para construção da carteira, foram analisadas diversas janelas móveis desde de 2009 com base no benchmark das classes. Historicamente, essa composição tem um retorno de CDI+1,93% e volatilidade de 5,70%. No horizonte sugerido, o retorno da carteira bateu o CDI 91% das vezes.

Composição

A partir do asset allocation são escolhidos os produtos para compor a carteira. A partir de R$ 60.000 é possível ter um carteira diversificada e líquida para aproveitar as vantagens da previdência privada.

Um dos principais atrativos da previdência é sua liquidez. Isso porque os planos voltados para investidores em geral têm um prazo limite de resgate de até 10 dias úteis, conforme regulamentação da SUSEP, após o período de carência que costuma ser de 60 dias.

O cliente tem a flexibilidade de iniciar sua carteira do zero, com aportes e contribuições mensais, ou ainda pode modificar sua alocação por meio de portabilidade, transferindo recursos entre os fundos conforme sua estratégia de investimento.

Não é necessário fazer o rebalanceamento da carteira a cada nova divulgação. O ideal é fazer a cada 6 meses ou 1 ano ou sempre que a carteira desviar muito da carteira objetivo.

Resultados

Data de referência para a carteira: 29/12/2023 a 31/03/2025

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica