Resumo: O IAG ficou estável na sua variação diária. Com este resultado, o índice se encontra 19,5 p.p. acima do nível pré-pandemia e apresenta expansão de 3,1 p.p. nos últimos 30 dias. Os indicadores que compõem o IAG tiveram resultados mistos. Por um lado, a mobilidade urbana e a arrecadação ficaram estáveis em relação a nossa leitura anterior. Já o consumo de energia e o número de voos domésticos apresentaram um leve avanço.
Dados de Frequência Diária
Sobre o IAG
Esse índice diário não se propõe a ser uma proxy do PIB, ou seja, não substitui o modelo de projeção de PIB da Genial (o qual inclui muitas outras variáveis econômicas de frequência mensal). Dessa forma, um indicador não substitui o outro, são duas formas complementares de acompanhar a retomada do nível de atividade. O IAG tem frequência diária e se propõe a acompanhar a evolução da velocidade da retomada da atividade no dia a dia, enquanto a nossa projeção de PIB dá uma ideia do cenário como um todo, e é calibrado para gerar estimativas para os trimestres à frente.
O IAG tem alta correlação com índices mensais de atividade e possui alto poder preditivo sobre as variações mensais do IBC-BR (indicador mensal de atividade divulgado pelo Bacen).
O IAG é construído por uma média ponderada dos seguintes dados de frequência diária: consumo de energia elétrica, indicadores de mobilidade urbana da Apple, emissão de notas fiscais eletrônicas no estado do Rio Grande do Sul e número de voos diários no Brasil.¹
¹Os valores defasados do IAG podem mudar em decorrência de alterações na divulgação de dados da Apple, ONS ou Air Radar. É natural que haja revisão de dados das fontes citadas, por isso o IAG defasado pode ter alterações. Também pode haver alterações devido a divergências no horário de divulgação dessas diferentes fontes. Contudo as alterações tendem a ser pequenas, de forma que não influenciam a tendência 10-15 dias do índice.