Home > Macroeconomia Brasil > IPCA(Set/25): Qualitativo melhor que o esperado

Publicado em 09 de Outubro às 18:17:12

IPCA(Set/25): Qualitativo melhor que o esperado

O IPCA de setembro registrou variação de 0,48% m/m, um pouco abaixo da nossa projeção de 0,50% m/m e das expectativas de mercado de 0,52% m/m. Apesar de diferença pontual no headline, o qualitativo é melhor do que o esperado. Surpresa baixista concentrada no núcleo de serviços, em itens sensíveis a demanda como estética, restaurante e conserto de veículos. No outro lado, surpresa altista disseminada em combustíveis, amenizando parte do impacto. Núcleos corroboram diagnóstico, mas ressalta cautela devido à surpresa altista considerável no P55, reflexo de que os vetores de baixa estão concentrados em poucos itens. O IPCA de setembro deve trazer revisões baixistas em nossa projeção para o ano, puxada por itens inerciais de serviços que, dado a magnitude do erro de projeção, sugerem alguma mudança de tendência.

Alimentação no domicílio registrou variação de -0,41% m/m, próximo da nossa expectativa de -0,42% m/m. Nos subgrupos, sem surpresas consideráveis. O viés altista que tínhamos em carne bovina se materializou, mas exatamente no montante esperado (-0,22% m/m vs 0,00% m/m). Café também apresentou surpresa altista, mas sem grandes impactos no headline. Bom lembrar que a coleta de atacado é de variações bem positivas para ambos os itens. Apesar de projeção bem enquadrada com o realizado, esses itens podem trazer revisões de alta para a projeção do grupo no ano devido ao peso elevado.

Serviços foram o destaque da leitura. Nossa expectativa era de 0,22% m/m, enquanto o realizado foi de 0,13% m/m. Essa surpresa gerou um impacto de -3bps no headline geral, apesar de que o núcleo contribuiria sozinho com -4bps. A surpresa é concentrada em três itens específicos: conserto de automóvel, refeição e serviços de estética. Todos os três estão inclusos nos serviços subjacentes. Ambos alimentação fora do domicílio e serviços intensivos em trabalho apresentaram erros de projeção (baixistas) de magnitude incomum, sugerindo alguma mudança no direcional da tendência. Os grupos sugerem um qualitativo claramente melhor, enquanto o bottom-up ressalta cautela devido à concentração do direcional baixista em poucos itens.

Bens industriais registraram variação de 0,05% m/m, abaixo da nossa projeção de 0,14% m/m. Surpresa baixista dividida nos duráveis e não duráveis. Nos duráveis, ficou concentrada em eletrodomésticos gerais, mas com surpresa altista relevante automóvel novo. Nos não duráveis, foi puxado por higiene pessoal, e em grande parte por perfume, item que sozinho contribuiu com uma surpresa de -1,9bps no headline geral. Diferentemente dos serviços, o erro de projeção do grupo está bem enquadrado no histórico. Erros concentrados em itens voláteis e de difícil projeção, como perfume e eletrodomésticos, e não dispostos uniformemente para baixo nos demais itens.

Nos administrados, esperávamos alta de 1,76% m/m, enquanto o realizado foi de 1,87% m/m, um pouco mais elevado. Surpresa altista concentrada em gasolina, direcional esse também incluso em etanol. Tínhamos pontuado no balanço de riscos uma subida na gasolina a partir de setembro, em linha com o padrão sazonal. Essa surpresa vai na mesma direção desse comportamento, podendo trazer revisões altistas para o item pelos modelos. Se a alta do IPCA ficar muito atrelada à combustíveis, pode aumentar a pressão sob a Petrobrás para eventuais cortes mais próximo do fim do ano.

Núcleos corroboram esse diagnóstico. Todos vieram com surpresa baixista reforçando a melhora do qualitativo na leitura de setembro. No entanto, o P55 sugere piora considerável no cross-section dos itens. Isso reforça que o vetor baixista está concentrado em poucos itens, sugerindo cautela da interpretação de um qualitativo mais benigno. Núcleos corroboram esse diagnóstico. Todos vieram com surpresa baixista, no entanto, o P55 sugere piora considerável no cross-section dos itens. Isso reforça que o vetor baixista está concentrado em poucos itens, sugerindo cautela da interpretação de um qualitativo mais benigno.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir