Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade (20/06): Serviços avança modestamente em abril beneficiado pelo carnaval

Publicado em 20 de Junho às 09:36:25

Monitor de Atividade (20/06): Serviços avança modestamente em abril beneficiado pelo carnaval

Pandemia e Vacinação

Na última semana, o total de doses aplicadas alcançou o patamar de 444,0 admmilhões, ante 442,2 milhões em nossa leitura anterior, de modo que o percentual da população vacinada com pelo menos uma dose alcançou o patamar de 84,6% da população total brasileira, um aumento de 0,1 p.p. em relação à leitura anterior. Ademais, o percentual da população com esquema vacinal completo alcançou o patamar de 79,5% da população, aumento de 0,2 p.p. em relação à semana anterior. No que diz respeito ao percentual da população que recebeu a dose de reforço, houve avanço de 0,7 p.p., alcançando o patamar de 48,1% da população brasileira.

Ao longo dessa semana, a média móvel dos últimos sete dias apresentou uma trajetória de queda nos últimos três dias quando comparada a duas semanas atrás, após mais de 20 dias de altas consecutivas. As duas novas subvariantes derivadas da Ômicron que estão causando novos surtos de Covid-19 em todo o mundo, BA.4 e BA.5, já são responsáveis por 44% dos casos prováveis nas últimas semanas, de acordo com o Instituto Todos pela Saúde. As novas subvariantes se espalham porque a imunidade das pessoas pode estar diminuindo e devido às mutações que o vírus sofreu. O risco de complicações ou quadro grave permanece maior entre pessoas idosas ou com condições de saúde que prejudicam o funcionamento do sistema imunológico.

No último dia 17, foi editada uma medida provisória para permitir que a iniciativa privada possa comprar vacinas contra a covid-19 diretamente com os fabricantes. Ao mesmo tempo, o Plano Nacional de Vacinação segue, ampliando a segunda dose de pessoas para pessoas acima dos 40 anos.

O número de mortes por coronavírus no mundo subiu 4% na semana passada, após cinco semanas de declínio, de acordo com a OMS. Além disso, houve picos significativos de infecção em algumas regiões, com o Oriente Médio e o Sudeste Asiático relatando altas de 58% e 33%, respectivamente.

Ao longo dessa semana, a China começou a recolocar restrições contra a covid-19 apenas algumas semanas após uma grande flexibilização nas principais cidades, e aumentam as preocupações de que o país possa mais uma vez adotar confinamentos rígidos para conter os surtos. Pequim registrou 51 novos casos locais no domingo, após números de apenas um dígito na maioria dos dias da semana passada. Xangai anunciou planos para testar a cidade inteira todo fim de semana até o final de julho para eliminar o vírus. Essa abordagem, que também inclui restrições de viagem e isolamento de contatos próximos em centros de quarentena, deixa a China isolada do resto do mundo, com um alto custo econômico e social.

Nos EUA, o governo autorizou a aplicação de vacinas contra a Covid-19 para bebês a partir de 6 meses com doses da Moderna e da Pfizer. Nos Estados Unidos, há uma forte resistência na imunização de crianças de 5 a 11 anos: menos de 40% tomaram a primeira dose. A média móvel de novos casos em sete dias tem apresentado estabilidade em comparação à semana anterior, mas há regiões ainda apresentando alta. Há uma preocupação entre os especialistas com os possíveis riscos de um verão sem restrições de distanciamento e viagens.

Agenda da Semana

Frequência Mensal – Indústria

Indústria:Na última semana, tivemos a divulgação dos dados de Produção de Papel Ondulado da ABPO. Nesse sentido, os números apontaram para uma expansão de 3,9% m/m do segmento em maio em relação ao mês imediatamente anterior. Com este resultado, encerramos a coleta de indicadores antecedentes para o setor industrial para o mês de maio. O principal destaque vai para a produção de veículos que apresentou expansão de 12% m/m na margem, impondo um viés positivo para a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE para o mês. Nesse contexto, projetamos uma expansão de 0,5% m/m no mês.

Setor de Serviços

Serviços:  Na última semana tivemos a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços referente ao mês de abril. Nesse sentido, foi observada expansão de 0,2% m/m em relação ao mês de abril, surpreendendo negativamente o mercado que aguardava um avanço de 0,4% m/m. O resultado no mês foi concentrado em duas das cinco atividades pesquisadas, com destaque para os Serviços Prestados às Famílias que avançaram 1,9% m/m, beneficiado pela reabertura econômica que vem promovendo a normalização dos serviços presenciais. Em particular, neste mês, os serviços de hotelaria e alimentação foram impulsionados pela comemoração do Carnaval fora de época. Na ponta negativa, o destaque vai para os serviços de Transportes (-1,7% m/m), pressionado pela gestão de portões e terminais; transportes aéreos de passageiros, que vem sendo prejudicado pelos fortes reajustes nos preços das passagens aéreas; atividades de correio; e atividades de operação de aeroportos. Em relação ao nível pré pandemia (fev/20), o setor de serviços já está 7,2% acima, porém com dinâmicas distintas entre as atividades. Os serviços prestados às famílias, que foram os mais impactados pelas medidas de isolamento, ainda não conseguiram se recuperar, estando 9,6% abaixo, ao lado dos Outros serviços (0,7% abaixo). Por outro lado, alguns setores foram impulsionados logo após o início da crise sanitária com a mudança dos padrões de consumo e novas demandas por parte das empresas. O setor de transporte, apesar da contração no mês, se encontra 16,3% acima (puxado pelo setor agropecuário e pelo comercio eletrônico); os serviços de informação e comunicação estão 11,4% acima e serviços profissionais estão 5,0% acima. O resultado do mês veio mais fraco que a expectativa e com uma concentração em poucas atividades, com surpresa na contração dos serviços de transportes. Importante avaliamos como o carnaval fora de época impacta o resultado do mês e se a desaceleração do setor seguirá como tendência. Porém, por ora, avaliamos que a recuperação do setor continuará em curso, com a normalização das demais atividades do setor de serviços. Como mostram os dados para o mercado de trabalho (Caged e Pnad), o setor de serviços vem se descolando dos demais setores e sendo o grande driver da geração de empregos nos últimos meses.

Setor de Varejo

Varejo: Na última semana, tivemos a divulgação dos Índices Serasa Experian e de Faturamento da Cielo referentes ao mês de maio. Nesse sentido, o Índice Serasa, que mede a atividade comercial a partir do volume de consultas mensais realizadas pelos estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian, apontou para expansão do setor no mês ao avançar 2,1% m/m. Já o Índice de Faturamento da Cielo avançou 7,1% a/a em relação ao mesmo mês do ano passado, desacelerando em relação ao número do mês anterior de 19,9% a/a.

Demais Indicadores

Demais Indicadores: Não houve divulgação na última semana.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Não houve divulgação na última semana.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir