Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Atividade deve apresentar expansão em junho após enchentes no sul

Publicado em 13 de Agosto às 10:50:48

Monitor de Atividade: Atividade deve apresentar expansão em junho após enchentes no sul

Indústria: Na última semana, tivemos a divulgação dos indicadores de produção de veículos da Anfavea referentes ao mês de julho. Nesse sentido, o indicador deu continuidade à alta observada no mês anterior ao avançar 10,9% m/m na margem, corroborando nosso cenário de rápida recuperação da atividade industrial após a queda observada em maio decorrente das enchentes no RS. Com este resultado, a produção de automóveis acumula alta de 22,9% no ano e o maior nível de produção na série dessazonalizada desde jan/21. Os principais destaques no mês ficaram por conta das produções de automóveis e veículos comerciais leves que registraram expansão de 10,6% m/m e 15,8% m/m, respectivamente.

Serviços: Nesta semana, teremos a divulgação da pesquisa mensal de serviços do IBGE referente ao mês de junho. Nesse sentido, em posse dos indicadores antecedentes do setor que, em sua maioria, sugerem que o setor deve ter apresentado expansão no mês e do bom desempenho do mercado de trabalho, que deve continuar impulsionando o consumo nos próximos meses, projetamos que o setor de serviços deve ter registrado expansão de 0,9% m/m em junho.

Varejo: Na última semana, tivemos a divulgação dos indicadores de vendas de veículos leves da Fenabrave referente ao mês de julho. Nesse sentido, o indicador registrou queda de 1,8% m/m na margem, de modo que, no trimestre móvel encerrado em julho, os emplacamentos de automóveis registraram recuo de 1,2%. Apesar do recuo em dois dos últimos três meses, a vendas o emplacamento de automóveis leves registrou expansão de 6,0% no ano, se encontrando em um patamar elevado quando comparado aos últimos 4 anos. Nesta semana, teremos a divulgação da pesquisa mensal do comércio do IBGE referente ao mês de junho. Nesse sentido, em linha com os indicadores antecedentes e a perspectiva de recuperação das vendas de veículos após as enchentes no RS, projetamos que o varejo restrito deve apresentar recuo de 0,6% m/m, ao passo em que o varejo no conceito ampliado deve apresentar alta de 1,0% m/m na passagem de maio para junho.

Demais Indicadores: Nesta semana, teremos a divulgação do índice de atividade econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br) referente ao mês de junho. Nesse sentido, diante da perspectiva de avanço dos principais setores da economia no mês projetamos que o IBC-Br deve registrar alta de 0,4% m/m na margem e de 2,3% a/a em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mercado de Trabalho: Não houve divulgações na última semana.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir