Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Banco Central deve manter a Selic inalterada

Publicado em 19 de Junho às 09:10:37

Monitor de Atividade: Banco Central deve manter a Selic inalterada

Dados de Frequência Diária

Agenda da Semana

Frequência Mensal – Indústria

Indústria: Não houve divulgações.

Setor de Serviços

Serviços:  O setor de serviços apresentou queda de 1,6% em relação ao mês anterior, abaixo das expectativas do mercado de -0,4%, acumulando 4,8% no ano. Os destaques negativos foram para o setor de Transportes (-4,4%), Serviços de informação e comunicação (-1,0% m/m), Profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e Outros serviços (-1,1%). Por outro lado, o destaque positivo foi para os Serviços prestados às famílias (1,2%). Por fim, tal resultado corrobora o nosso cenário de perda de dinamismo da atividade econômica ao longo de 2023, em linha com o cenário macroeconômico mais adverso, marcado pela piora dos principais indicadores de crédito livre para as famílias, e por conta da exaustão do processo de recuperação do setor de serviços, que ainda se encontra próximo do patamar mais elevado da série histórica (dez/22).

Setor de Varejo

Varejo: O volume de vendas no setor varejista avançou 0,1% em relação ao mês anterior, pior do que as expectativas do mercado de 0,2%, acumulando 0,9% em 12 meses.  Os destaques negativos foram: Tecidos, vestuário e calçados (-3,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,4%), Combustíveis e lubrificantes (-1,9%), Móveis e eletrodomésticos (-0,5%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-7,2%). Por outro lado, os destaques positivos foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,2%). Por fim, a análise qualitativa sinaliza perda de fôlego tanto das atividades mais ligadas ao consumo discricionário quanto daquelas mais sensíveis ao ciclo de política monetária, corroborando a nossa visão de que a trajetória nos próximos meses deve ser marcada por uma desaceleração do setor. 

Demais Indicadores

Demais Indicadores:  O IBC-Br apresentou alta de 0,56% na comparação mensal, melhor do que a mediana das expectativas do mercado. Em abril, os três grandes setores da atividade apresentaram resultados piores do que a mediana das expectativas de mercado. Nesse sentido, o volume de vendas no varejo expandiu 0,1% na comparação mensal, enquanto a produção industrial caiu 0,6% m/m e o setor de serviços contraiu 1,6% m/m. Por fim, nossos modelos sugerem desaceleração a partir do terceiro trimestre dado a deterioração dos indicadores de crédito livre às famílias, arrefecendo a demanda agregada.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Não houve divulgações.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir