Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: IBC-Br deve variar 0,0% m/m e 0,5% a/a

Publicado em 13 de Novembro às 11:39:13

Monitor de Atividade: IBC-Br deve variar 0,0% m/m e 0,5% a/a

Dados de Frequência Diária

Agenda da Semana

Frequência Mensal – Indústria

Indústria: A produção de veículos apresentou queda de 4,4% em relação ao mês anterior, totalizando 199.800 unidades. Tal resultado pode ser explicado pelo aumento das importações. Nesse sentido, a importação de veículo até outubro aumentou 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar deste resultado, o mercado interno cresceu 10,2%, as exportações aumentaram 14% e os estoques permaneceram estáveis. Além disso, as vendas totais de veículos aumentaram 10,2% na comparação mensal, totalizando 217.800 unidades.

Setor de Serviços

Serviços: O índice de gerente de compras (PMI) de serviços subiu para 51,0 em outubro, ante 48,7 em setembro, atingindo o maior nível desde junho. Com este resultado, o PMI composto, que agrega serviços e indústria, avançou para 50,3 em outubro, indicando expansão da atividade econômica. Por fim, o PMI de outubro mostra um resultado positivo para a economia do setor privado brasileiro, uma vez que a expansão dos serviços foi suficiente para compensar o enfraquecimento no setor industrial.

Nesta semana, teremos a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços, para o qual esperamos variação de 0,4% m/m e 0,1% a/a.

Setor de Varejo

Varejo: O volume de vendas no varejo avançou 0,6% na comparação mensal, próximo ao teto das expectativas de 0,7%, acumulando alta de 1,8% no ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Dessa forma, o comércio varejista se encontra 4,9% acima do nível pré-pandemia e 1,5% abaixo do ponto mais elevado da série histórica (out/20). De maneira geral, o resultado no mês refletiu o resultado positivo em três das oito atividades pesquisadas, com destaque para a expansão de 1,6% de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios. Em contrapartida, os destaques negativos foram: Combustíveis e lubrificantes (-1,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,1%). Em relação as vendas no varejo ampliado (que inclui Veículos, Motos, Partes e Peças; Material de Construção; e Atacado de Produtos Alimentícios), houve aumento de 0,2% m/m frente ao mês de agosto, vindo melhor que a mediana do mercado que esperava estabilidade. Por fim, embora tanto o varejo restrito quanto o varejo ampliado tenham superado as expectativas, o fato de apenas 3 das 8 atividades pesquisadas terem apresentado resultado positivo corrobora o nosso cenário de desaceleração para o segundo semestre, com o PIB do terceiro trimestre devendo apresentar uma contração de 0,3% na métrica trimestral dessazonalizada. 

Demais Indicadores

Demais Indicadores: Nesta semana teremos a divulgação do IBC-Br, para o qual esperamos a variação de 0,0% m/m e 0,5% a/a.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Não houve divulgações. 

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir