Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: IBC-Br deve variar 0,8% m/m e 2,0% a/a

Publicado em 14 de Agosto às 14:40:51

Monitor de Atividade: IBC-Br deve variar 0,8% m/m e 2,0% a/a

Dados de Frequência Diária

Agenda da Semana

Frequência Mensal -Indústria

Indústria: De acordo com a Anfavea, o licenciamento total de veículos, que incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, cresceu 24% em julho, para 225.594 unidades, ante 181.994 no mesmo mês do ano anterior. Em relação ao mês de junho, o indicador subiu 19%, beneficiado pelas medidas de incentivo do governo. Por fim, o licenciamento total de veículos somou 1.224.151 unidades no ano.

Setor de Serviços

Serviços:  Em junho, o setor de serviços apresentou variação de 0,2% m/m, abaixo da mediana de expectativas de 0,4%, acumulando 6,2% em 12 meses. Na comparação mensal, três das cinco atividades investigadas acompanharam a expansão do índice, com destaque para os Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8% m/m), Serviços prestados às famílias (1,9% m/m) e Informação e comunicação (0,5% m/m). A média móvel trimestral apresentou estabilidade (0,0%) no trimestre encerrado em junho de 2023 frente ao mês anterior, após ter registrado avanços de 0,3% em maio e 0,1% em abril, reforçando a expectativa de moderação no desempenho do setor de serviços ao longo do ano. Em suma, o resultado de junho corrobora a nossa visão de desaceleração da atividade para o segundo semestre, com o setor de serviços apresentando um desempenho próximo da estabilidade.

Setor de Varejo

Varejo:   Em junho, o volume de vendas no varejo apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, melhor do que as expectativas de -0,2% m/m, acumulando alta de 0,9% em 12 meses. Nesse sentido, quatro das oito categorias pesquisadas apresentaram avanço no mês. O destaque positivo foi o grupo de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo que apresentou avanço de 1,3% m/m, refletindo o efeito positivo da deflação de alimentos nos últimos meses e da antecipação do décimo terceiro salário no mês que beneficiaram as vendas nos supermercados. Em contrapartida, observou-se contrações nas vendas de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,7% m/m); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9% m/m); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7% m/m); e Combustíveis e lubrificantes (-0,6% m/m). Em relação às vendas no varejo ampliado (que inclui Veículos, Motos, Partes e Peças; Material de Construção; e Atacado de Produtos Alimentícios), houve expansão de 1,2% m/m frente ao mês de maio, vindo melhor que o consenso de mercado que esperava por uma contração de 0,1% m/m. Em suma, embora o resultado de junho tenha surpreendido positivamente, acreditamos que esta leitura tenha sido pontual, de modo que, não representa uma mudança na trajetória esperada de desaceleração do varejo ao longo do ano.

Demais Indicadores

Demais Indicadores: Nesta semana, o BCB divulgará o IBC-Br de junho, para o qual esperamos 0,8% m/m e 2,0% a/a.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Não houve divulgações.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir