Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Inflação deve variar 0,07% m/m e 3,94% a/a

Publicado em 07 de Agosto às 18:45:52

Monitor de Atividade: Inflação deve variar 0,07% m/m e 3,94% a/a

Dados de Frequência Diária

Agenda da Semana

Frequência Mensal – Indústria

Indústria: A Produção Industrial apresentou crescimento de 0,1% m/m, melhor do que a mediana do mercado de -0,1%, acumulando retração de 0,3% no ano. Embora o mês tenha registrado expansão da atividade industrial, a leitura foi composta por decrescimento disseminado em 18 dos 25 ramos pesquisados e em 3 das 4 grandes categorias econômicas, tanto de Bens de capital (-1,2% m/m, ante 4,2% m/m), quanto de Bens intermediários (- 0,3% m/m, ante 0,1% m/m) e de Bens de consumo duráveis (-4,6% m/m, ante 9,8% m/m). Por outro lado, apenas o grupo de Bens de consumo semiduráveis e não-duráveis apresentou crescimento de 0,9% m/m, a única taxa positiva para o grupo no ano de 2023.Por fim, esperamos um desempenho próximo à estabilidade da indústria em 2023, refletindo o ambiente mais adverso marcado tanto pela política monetária restritiva quanto pela elevação das incertezas jurídicas que devem pesar sobre a intenção de investimento dos empresários nos próximos meses.

Setor de Serviços

O PMI de julho recuou para 50,2, ante 53,2 em junho, menor patamar em 5 meses. Os destaques positivos foram a manutenção da criação de empregos e a atenuação das pressões inflacionárias. Por outro lado, com a desaceleração da atividade econômica, a demanda por serviços para novos negócios foi um destaque negativo.  Além disso, teremos a divulgação da Pesquisa a Mensal de Serviços de junho, para o qual esperamos 0,2% m/m e 3,8% a/a.

Setor de Varejo

Varejo:   Nesta semana, o IBGE divulgará a Pesquisa Mensal do Comércio de junho. Para a pesquisa restrita esperamos – 0,4% m/m e 0,4% a/a, enquanto para a pesquisa ampliada esperamos -0,1% m/m e 5,7% a/a.

Demais Indicadores

Demais Indicadores: O indicador de confiança do comércio apresentou queda de 0,6% em julho, para 124,5 pontos. Vale destacar que que o objetivo deste índice é identificar o “humor” dos consumidores mediante suas percepções relativas às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. Nesse sentido, o Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200. Assim, apesar da queda, o indicador continua acima de 100 pontos, indicando perspectiva favorável.  Além disso, teremos a divulgação do IBC-Br, para o qual esperamos 0,8% m/m e 2,0% a/a.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Não houve divulgações.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir