Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Mercado de trabalho deve registrar desempenho robusto em maio

Publicado em 24 de Junho às 13:57:35

Monitor de Atividade: Mercado de trabalho deve registrar desempenho robusto em maio

Indústria:Não houve divulgações na última semana. Em posse dos indicadores antecedentes da indústria para o mês de maio, que em sua grande maioria apontam para a contração do setor no mês de maio, projetamos recuo de 1,4% m/m da produção industrial no mês, refletindo os efeitos da catástrofe no Sul sobre a atividade no período.

Serviços: Não houve divulgações na última semana.

Varejo: Na última semana, tivemos a divulgação do Índice Serasa Experian referente ao mês de maio. Nesse sentido, o indicador registrou queda de 0,7% m/m na passagem de abril para maio, interrompendo a sequência de duas altas consecutivas acumuladas nos meses imediatamente anteriores. O desempenho no mês foi puxado, principalmente pela queda dos subíndices de Móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática (-2,2% m/m) e de Veículos, motos e peças (-1,7% m/m). Na comparação interanual, foi registrada alta de 3,1% a/a, desacelerando em relação aos 4,6% a/a registrado no mês anterior.

Demais Indicadores: Não houve divulgações na última semana.

Mercado de Trabalho: Nesta semana, teremos a divulgação dos indicadores do mercado de trabalho da PNAD contínua do IBGE e de emprego formal da SEPTR referentes ao mês de maio. Nesse sentido, diante do bom desempenho da economia neste início de ano, sendo impulsionada pela recuperação do mercado de trabalho e pela implementação de políticas de impulso à demanda, avaliamos que a taxa de desemprego deve recuar de 7,5% para 7,3% da força de trabalho no trimestre móvel encerrado em maio, em linha com a nossa expectativa de que a taxa de desemprego média no ano deva ficar em 7,3% da força de trabalho. Na mesma direção, nossas projeções indicam que o Caged de maio deve registrar um saldo líquido robusto de criação de vagas de emprego formal no mês. Nesse sentido, projetamos a criação líquida de 217,4 mil postos de trabalho formal, de modo que, no ano, o saldo líquido deve ficar próximo a 2,0 milhões de vagas abertas.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir