Dados de Frequência Diária
Agenda da Semana
Frequência Mensal – Indústria
Indústria: De acordo com a CNI, a confiança dos empresários industriais apresentou leve melhora em maio. Nesse contexto, a Indústria Extrativa, a Indústria da Construção e a Indústria de Transformação apresentaram resultados de 52,2; 51,9 3 48,9 respectivamente. Vale destacar que o indicador varia de 0 a 100 e valores acima de 50 indicam confiança dos empresários. Nesta semana, teremos a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE referente ao mês de abril. Na nossa avaliação, o setor industrial deve apresentar contração no mês refletindo os efeitos negativos do cenário macroeconômico adverso marcado por uma política monetária contracionista. Além disso, os indicadores antecedentes suportam a visão de contração do setor no mês. Dessa forma, projetamos recuo de 0,5% m/m da atividade industrial em abril.
Setor de Serviços
Serviços: Não houve divulgações nesta semana.
Setor de Varejo
Varejo: Não houve divulgações nesta semana.
Demais Indicadores
Demais Indicadores: De acordo com a FGV, o índice de Confiança do Consumidor apresentou alta de 1,4%, para 88,2 pontos, o maior nível desde outubro de 2022. Tal resultado foi impactado positivamente pelo indicador que mede as perspectivas sobre finanças familiares nos próximos meses (alta de 5,2, para 105,3 pontos) e negativamente pelo indicador que mede as avaliações sobre as finanças familiares no momento (queda de 2,1 para 61,5 pontos).
Além disso, a FGV também divulgou a sondagem da construção que apresentou queda de 1,4, atingindo 94,0 pontos. Esse resultado foi influenciado pela queda de 1,8 ponto do índice de Situação Atual, atingindo 92,5 pontos.
Nesta semana, teremos a divulgação do PIB do primeiro trimestre de 2023. Nesse sentido, avaliamos que o forte desempenho agropecuário, em especial, a safra recorde de soja (25% superior ao ano de 2022), deverá ser o principal driver de crescimento nos três primeiros meses do ano. Além disso, os demais setores produtivos seguiram apresentando uma atividade mais resiliente do que o antecipado. Em particular, os serviços e o varejo deverão contribuir positivamente para o desempenho do produto, refletindo os efeitos positivos da realização de uma supersafra sobre esses setores. Dessa forma, projetamos expansão de 1,2% t/t e 3,2% a/a.
Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho: Nesta semana, será divulgado o saldo líquido de emprego formal (Caged) referente ao mês de abril. Diante da resiliência apresentada pelos setores da economia, principalmente o varejo e serviços nos primeiros meses de 2023, acreditamos que o mercado de trabalho seguirá apresentando expansão do emprego formal. Dessa forma, projetamos a criação de 190,1 mil postos de trabalho formal em abril. Além disso, teremos a divulgação da PNAD contínua do IBGE referente ao trimestre móvel encerrado em abril. Projetamos que o desemprego avançará a 9,0%, mantendo o atual ritmo de elevação da taxa de desocupação em linha com os efeitos da política monetária sobre o mercado de trabalho.