Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Taxa de desemprego deve ficar estável em dezembro

Publicado em 29 de Janeiro às 18:48:09

Monitor de Atividade: Taxa de desemprego deve ficar estável em dezembro

Dados de frequência diária

Agenda da Semana

Frequência Mensal – Indústria

Indústria: Nesta semana, teremos a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE referente ao mês de janeiro. Nesse sentido, diante dos resultados mistos entre os indicadores antecedentes e o cenário econômico marcado por uma política monetária contracionista, que vem penalizando o desempenho da indústria de transformação, avaliamos que a atividade industrial deve apresentar ligeira expansão de 0,2% m/m e queda de 0,7% a/a na comparação interanual.

Setor de Serviços

Serviços: Não houve divulgações.

Setor de Varejo

Varejo: Na última semana, tivemos a divulgação do Índice de Vendas nos Supermercados da ABRAS referente ao mês de dezembro. Nesse sentido, o indicador apontou para uma leve contração das vendas no mês, recuando 0,2% m/m na passagem de novembro para dezembro e de alta de 18,5% na comparação interanual. Dada a divulgação parcial dos indicadores antecedentes do varejo mantivemos nossa projeção preliminar de contração de 0,4% m/m na comparação mensal e de alta de 2,4% a/a no interanual para o conceito restrito. Para o conceito ampliado, projetamos de maneira preliminar uma alta de 0,5% m/m e de 3,4% a/a.

Demais Indicadores

Demais Indicadores: Na última semana, tivemos a divulgação das Sondagens da Construção e do Consumidor da FGV referentes ao mês de janeiro. Nesse sentido, o primeiro registrou leve contração ao recuar 0,2% m/m na passagem de dezembro para janeiro, dando sequência à queda observada no mês imediatamente anterior e alcançou o nível de 95,8 pontos. O resultado negativo do mês reflete o efeito combinado entre uma melhora da confiança das empresas de edificações residenciais ter sido mais do que compensada pela perda de otimismo das empresas de infraestrutura. O índice de expectativas recuou 1,0 ponto, para 97,2 pontos, ao passo em que o índice de situação atual avançou 0,7 ponto, alcançando o patamar de 94,7 pontos. Na mesma direção, o índice de confiança do consumidor recuou 2,4 pontos em janeiro, para 90,8 pontos, o menor nível desde maio de 2023. Este resultado reverte o avanço registrado no mês imediatamente anterior (1,0% m/m) e retoma a sequência de contrações que vinha sendo observada desde set/23. A queda refletiu tanto a piora das perspectivas sobre a situação atual quanto das expectativas para os próximos meses, sendo disseminada entre as faixas de renda, exceto os consumidores de renda mais alta.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho: Nesta semana, teremos a divulgação dos indicadores de mercado de trabalho da PNAD contínua e de emprego formal do Caged referentes ao mês de dezembro. Em linha com a sazonalidade de final de ano, avaliamos que o Caged deve registrar destruição líquida de 350 mil postos de trabalho formal no mês. No que diz respeito à taxa de desemprego, dada a perda de dinamismo que os setores da economia vêm apresentando nos últimos meses, avaliamos que a taxa de desemprego deve registrar um ponto de inflexão, interrompendo a sequência de quedas na taxa de desemprego que vinha sendo observada ao longo do ano de 2023. Dessa forma, projetamos que a taxa de desocupação fique estável em 7,5% da força de trabalho no período.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir