Home > Macroeconomia Brasil > Monitor de Atividade: Varejo e serviços devem recuar em maio refletindo as enchentes no sul

Publicado em 08 de Julho às 09:30:53

Monitor de Atividade: Varejo e serviços devem recuar em maio refletindo as enchentes no sul

Indústria: Na última semana, tivemos a divulgação da pesquisa industrial mensal do IBGE e da produção de veículos da Anfavea referentes aos meses de maio e junho, respectivamente. O primeiro registrou contração de 0,9% m/m na passagem de abril para maio, dando continuidade à queda de -0,8% m/m observada no mês imediatamente anterior. O resultado no mês refletiu a contração disseminada do setor, visto que todas as quatro grandes categorias e 16 das 25 atividades pesquisadas recuaram no mês, com destaque para a produção de Bens Duráveis (-5,7% m/m) e de Capital (-2,7% m/m), impactadas pelos efeitos das chuvas no Rio Grande do Sul. Na nossa visão, apesar do desempenho significativamente negativo da indústria no mês, este resultado não altera a percepção da resiliência da economia brasileira neste primeiro semestre de 2024, visto que as quedas disseminadas entre as grandes categorias e atividades refletem os efeitos das enchentes no Sul sobre a atividade industrial no mês. Nesse sentido, devido ao pacote fiscal aprovado pelo governo de suporte ao Rio Grande do Sul, avaliamos que os indicadores nos próximos meses devem apontar para recuperação da atividade, revertendo as perdas observadas em maio. Cabe destacar que alguns indicadores antecedentes já apontam para o início da recuperação da atividade industrial em junho, corroborando nossa perspectiva de recuperação em “V” do setor nos próximos meses. Por sua vez, o indicador de produção automobilística no mês de junho registrou alta de 24,6% m/m, compensando a queda de 18,4% m/m do mês de maio, período no qual a produção de automóveis foi impactada pela paralisação de plantas fabris devido às enchentes no Rio Grande do Sul. O destaque no mês vai para as produções de automóveis e de veículos comerciais leves que apresentaram expansão de 24,2% m/me 34,5% m/m, respectivamente. O número de junho da produção de automóveis corrobora nossa avaliação de recuperação em “V” da atividade industrial após o impacto das enchentes no Sul.

Serviços:Na última semana, tivemos a divulgação do índice de confiança empresarial da FGV referente ao mês de junho. Nesse sentido, o indicador registrou estabilidade pelo segundo mês consecutivo (0,0% m/m), ficando em 95,6 pontos pelo terceiro mês consecutivo. O resultado derivou da combinação entre o recuo de 1,0% m/m do índice da situação atual e do avanço de 0,6% m/m do índice de expectativas, que devem estar sendo influenciadas pelos efeitos das enchentes no Sul sobre a avaliação dos empresários. Nesta semana, teremos a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE referente ao mês de maio. Nesse sentido, devido às enchentes que impactaram a região Sul no mês de maio e a consequente paralisação das atividades, sobretudo em termos de transportes e de serviços prestados às famílias, avaliamos que o setor de serviços deve registrar contração de 0,8% m/m.

Varejo: Na última semana, tivemos a divulgação do índice de vendas nos supermercados da ABRAS referente ao mês de maio. Nesse sentido, o indicador registrou expansão de 0,8% m/m na passagem de abril para maio, dando continuidade à sequência de alta observada no mês imediatamente anterior e alcançou o nível mais elevado da série histórica iniciada em 1994. Com este resultado, o indicador registrou avanço de 4,1% no ano e de 1,6% em médias móveis. Nesta semana, teremos a divulgação da pesquisa mensal do varejo do IBGE referente ao mês de maio. Nesse sentido, em função da tragédia no Sul e seus efeitos já capturados nos indicadores antecedentes e na pesquisa industrial mensal, projetamos que o varejo deva apresentar contração de 1,0% m/m na passagem de abril para maio.

Demais Indicadores: Não houve divulgações na última semana.

Mercado de Trabalho: Não houve divulgações na última semana.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir