Em dezembro, o setor de serviços avançou 1,4% na comparação com novembro, sendo o dobro da expectativa mediana do mercado que aguardava um avanço de 0,7% (Broadcast). Na comparação interanual, houve crescimento de 10,5% a/a (resultado influenciado pela base de comparação baixa). Além do crescimento melhor que o esperado, tivemos revisão positiva no desempenho de novembro (de 2,4% m/m para 2,7% m/m).
Em 2021, o setor de serviços avançou 10,9%, recuperando as perdas ocorridas no ano anterior (-7,8%). O crescimento no ano foi generalizado entre as atividades, apresentando alto índice de difusão. Com o fechamento de estabelecimentos em 2020, os serviços prestados às famílias foram diretamente impactados (restaurantes, hotéis, etc.) e naturalmente esperaríamos uma boa recuperação desse setor com o arrefecimento da pandemia ao longo de 2021. Isso se observou nos dados, porém o setor ainda não se recuperou totalmente, estando 11,2 % abaixo do nível pré pandemia (chegou a ficar 62% abaixo).
Entretanto, a pandemia trouxe oportunidade para setores que prestavam serviços às empresas como: transporte de cargas, tecnologia da informação, logística de transporte, armazenagem e serviços financeiros. Por exemplo, o setor de informação e comunicação não só recuperou rapidamente as perdas como já está 12,8% acima do nível pré pandemia. Outro setor que merece destaque é o de transporte que está 9,8% acima do nível pré pandemia. O desempenho do setor também não é totalmente homogêneo: o transporte aéreo foi o que sofreu o maior impacto, ainda estando 3,3% abaixo do nível pré. Por outro lado, transportes terrestres e aquaviários já se recuperaram e estão 5,8% e 19,4% acima, respectivamente.
Em relação ao crescimento de dezembro, houve avanço em quatro das cinco atividades, com destaque para a expansão dos transportes (1,8% m/m), principalmente o transporte aéreo (10,6% m/m). Além disso, tivemos importante avanço nos serviços profissionais e administrativos (2,6% m/m). A única atividade que apresentou taxa negativa foi serviços de informação e comunicação (-0,2%), após apresentarem forte crescimento de 4,7% em novembro.
Os serviços prestados às famílias cresceram 0,9% m/m em dezembro, a nona taxa positiva consecutiva, com crescimento acumulado no período de 61,6%. As atividades turísticas, que possuem um perfil similar aos serviços prestados às famílias, avançaram 3,5% em dezembro e 21,1% em 2021. O setor vem apresentando boa recuperação, porém ainda está 11,4% abaixo do período pré.
No 4º trimestre de 2021, o setor avançou 0,4% t/t, estando 6,6% acima do nível pré pandemia. O resultado do último bimestre do ano foi extremamente positivo, acumulando alta de 4,1%.
Para janeiro, os indicadores antecedentes mostram resultados mistos para o setor. A sondagem dos serviços da FGV apresentou forte recuo de 4,5% m/m. Já o PMI ficou em 52,8, indicado expansão do setor.