Home > Macroeconomia Brasil > Setor de Serviços (dez/23): crescimento de 0,3% m/m, abaixo das expectativas

Publicado em 09 de Fevereiro às 12:12:19

Setor de Serviços (dez/23): crescimento de 0,3% m/m, abaixo das expectativas

Em dezembro, o setor de serviços variou 0,3% m/m, na série com ajuste sazonal, abaixo da mediana das estimativas de 0,7% m/m (Broadcast+). Ademais, houve revisão no mês de novembro de 0,4% m/m para 0,9% m/m. Na comparação interanual, houve contração de 2,0% a/a. Com isso, no acumulado do ano, a alta chega a 2,3%, o terceiro ano seguido de crescimento.

Com este resultado, o setor de serviços se encontra 11,7% acima do período observado antes da pandemia e 1,7% abaixo do nível mais elevado da série histórica (dez/22), deixando um carrego estatístico de 0,5% para o primeiro trimestre de 2024 e de 0,4% para o ano.

Na comparação mensal, três das cinco atividades investigadas acompanharam a expansão do índice, com destaque para o setor de Transportes (1,3% m/m), interrompendo uma sequência de quatro resultados negativos consecutivos, Serviços prestados às famílias (3,5% m/m), ultrapassando o patamar pré-pandemia pela primeira vez, e Serviços de informação e comunicação (0,2% m/m), acumulando ganho de 1,8% nos últimos três meses. Por outro lado, profissionais, administrativos e complementares (-1,7% m/m) e os outros serviços (-1,2% m/m) apresentaram desempenhos negativos, eliminando parte dos ganhos observados nas últimas leituras.

Na comparação anual, o volume do setor de serviços recuou 2,0% a/a, após avanço de 0,4% a/a no mês anterior. Nesse sentido, três das cinco atividades acompanharam a variação negativa do índice, com destaque para Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-5,5%), Outros serviços (-10,9%) e Profissionais, administrativos e complementares (-1,6%). Em sentido oposto, Serviços prestados às famílias (7,6%) e Informação e comunicação (2,4%) foram as contribuições positivas.

Em dezembro de 2023, o índice de atividades turísticas apresentou expansão de 1,4% m/m, revertendo os dois resultados negativos das leituras anteriores. Assim, o segmento de turismo se encontra 3,6% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 3,7% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Apesar da variação de 0,3% na comparação mensal, abaixo das expectativas do mercado, o setor de serviços acumulou crescimento de 2,3% ao longo de 2023, terceiro ano seguido de crescimento, algo que não acontecia desde o período entre 2012 e 2014. Ao longo do ano, quatro das cinco atividades apresentaram taxas positivas com destaque para Serviços de informação e comunicação (3,4%), Profissionais, administrativos e complementares (3,7%) e Atividades de serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,5%). Além disso, vale destacar que os Serviços prestados às famílias ultrapassaram o patamar observado no período pré-pandemia, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2016. Por fim, a manutenção do mercado de trabalho apertado e a melhora no mercado de crédito, em linha com o início da flexibilização monetária, devem contribuir para o bom desempenho do setor ao longo do segundo semestre de 2024.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir